Autores

Titulação dos Autores

Artigo 01

Telessaúde UERJ

Alexandra Maria Vieira Monteiro1-2, Bruno Krause1, Edson Paulo Diniz1, Frederico Sá da Silva1, João Paulo Pires das Neves1, Leonardo Bandeira Rodrigues1, Marta Rocha1, Munique Valério Santos1, Rodrigo Santos1, William dos Santos1

1 Laboratório de Telessaúde. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2 Professora Associada da Faculdade de Ciências Médicas. Coordenadora do Laboratório de Telessaúde. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Artigo 02

Experiência Brasileira do Programa Nacional Telessaúde Brasil

Ana Estela Haddad

Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia e Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia; Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, desde a sua criação em 2006 até 2011.


Artigo 03

Construindo a inteligência coletiva nas redes e fluxos locais de informação do Programa Telessaúde Brasil

Carmen Verônica Mendes Abdala

Bibliotecária, Mestre em Ciências da Informação, Gerente de Serviços de Informação e Evidências na BIREME/OPAS/OMS.


Artigo 04

A Rede Universitária de Telemedicina – RUTE

Luiz Ary Messina1, Nelson Simões2, Gorgonio Araújo3, Daniel Caetano4, Wilson Coury5, José Luiz Ribeiro Filho6, Vanessa Macedo7, Max Moraes8, Thiago Lima Verde9

1Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina.
2Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
3Diretor de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
4Gerente de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
5Diretor de Gestão Corporativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
6Diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
7Coordenação de Gestão da Informação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
8Assessor administrativo da rede RUTE.
9Assessor técnico da rede RUTE.


Artigo 05

Telemedicina e Telessaúde: Inovação e Sustentabilidade.
As experiências da Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Chao Lung Wen

Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.
Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.
Coordenador do Núcleo São Paulo do Programa Telessaúde Brasil Redes.


Artigo 06

Telecardiologia digital no estado do Rio Grande do Sul. Relato da experiência em 12 anos

Adolfo Luiz Falcão Sparenberg

Coordenador do Centro de Telessaúde do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Coordenador de Telessaúde da Associação Médica de São Lourenço do Sul, RS, Brasil.
Board Member of the International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH).


Artigo 07

Tele-enfermagem UERJ: contribuições para a educação e o trabalho de profissionais de saúde no Estado do Rio de Janeiro

Helena Maria Scherlowski Leal David1, Magda Guimarães de Araújo Faria2, Ariane Faleiro Luiz3, Carlana Santos Grimaldi Cabral de Andrade4

1Doutora em Saúde Pública. Diretora e Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.
2Mestre em enfermagem. Professora substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
3Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
4Mestre em enfermagem. Professora substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Artigo 08

Telefisioterapia: modificando paradigmas na educação

Kenia Maynard da Silva

Fisioterapeuta HUPE/UERJ. Doutoranda em Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Faculdade de Ciências Médicas; UERJ. Coordenadora de Telefisioterapia do Núcleo Técnico- Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.


Artigo 09

Telegeriatria: educação e pesquisa em Telessaúde e Telemedicina

Luciana Branco da Motta

Médica geriatra. Doutora em Saúde Coletiva. Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAIUERJ). Coordenadora do Programa de Residência em Geriatria UERJ. Coordenadora de Telegeriatria do Núcleo Técnico-Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.


Artigo 10

Telemedicina em Ginecologia

Marco Aurélio Pinho de Oliveira1, Geraldo G. Gomes da Silveira2

1Professor Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ. Chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Membro do Board da AAGL - Minimally Invasive Gynecology Worldwide.
2Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo CFM e AMB. Especialização em Oncologia Ginecológica pela FFFCMPA. Cirurgião e Instrutor da Residência Médica do Serviço de Ginecologia da Santa Casa de Porto Alegre. Coordenador da Ginecologia no Serviço Integrado de Videocirurgia Avançada da Santa Casa de Porto Alegre. Coordenador do Centro de Endometriose CliniOnco - Porto Alegre. Coordenador do SIG de Onco-ginecologia da RUTE. Membro da Câmara Técnica CREMERS.


Artigo 11

Telenutrição: mudando paradigmas na educação em saúde

Joyce do Valle1, Maria Thereza Furtado Cury2

1Doutora. Professor Adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2Doutoranda PPGANS/ UERJ. Professor Assistente do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Artigo 12

Teleodontologia na formação dos profissionais de saúde

Ana Estela Haddad1, Mary Caroline Skelton-Macedo2

1Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia e Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia; Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, desde a sua criação em 2006 até 2011.
2Professora Doutora de Teleodontologia, Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia; Universidade de São Paulo.


Artigo 13

Telerradiologia de Baixo-Custo: uma solução brasileira

Amit Bhaya1, Alair Sarmet2, Alexandra M. V. Monteiro3, Jaime Grande Vela4, Leonardo V. Ferreira5, Paulo Bahia6, Elise Tonomura7

1Doutor em Engenharia Elétrica. Professor titular do NACAD/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense.
3Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
4Mestre em Engenharia Elétrica, com a empresa Elbit Systems.
5Bacharelado em Matemática. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Pós-doutorando no NACAD/COPPE/UFRJ e analista de sistemas para CASNAV, RJ.
6Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
7Mestre. Professora Assistente de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Artigo 14

Nove Anos de Experiência em Teleconsultorias para Atenção Primária

Maria Beatriz Moreira Alkmim1, Júnia Xavier Maia2, Milena Soriano Marcolino3, Lemuel Rodrigues Cunha4, Geisa Andressa Corrêa da Silva5, Renato Minelli Figueira6, Antônio Luiz Ribeiro7

1Coordenadora Geral do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CTS HC UFMG), Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG).
2Coordenadora Clínica CTS HC UFMG.
3Coordenadora do Controle de Qualidade CTS HC UFMG.
4Gerente de Tecnologia da Informação CTS HC UFMG.
5Analista de dados CTS HC UFMG.
6Consultor de Gestão Econômico-financeira CTS HC UFMG.
7Coordenador Geral da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG).


Artigo 15

Telessaúde Brasil Redes em Mato Grosso do Sul

Adélia Delfina da Motta Silva Correia1, Beatriz Figueiredo Dobashi2, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves3, Valeria Regina Feracini Monreal Duenhas4

1Odontóloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora Estadual de Telessaúde, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
2Médica, Sanitarista, Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
3Odontóloga, Doutora em Saúde Pública, Diretora Geral de Gestão Estratégica, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
4Fonoaudióloga, Especialista em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, Gerente Estadual do Programa Telessaúde Brasil Redes, Coordenadoria Estadual de Telessaúde, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.


Artigo 16

SIG RUTE: Crianças e Adolescentes - Saúde & Medicina

Evelyn Eisenstein1, Mario João Junior2, Suzy Santana Cavalcante3, João Joaquim Freitas do Amaral4

1Professora adjunta de Pediatria e Clinica de Adolescentes, Coordenadora de Telemedicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Equipe de Coordenação do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina da Rede RUTE, Rede Universitária de Telemedicina.
2Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Coordenador de TI da UNASUS/UERJ. Gerente de Redes do L@MPADA - DTIES - FCM/UERJ.
3Professora Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Núcleo Universitário de Telessaúde da UFBA. Coordenadora Geral do Projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na UFBA. Membro da Equipe de Coordenação do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina.
4Professor de Pediatria e Psicanálise da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância Cesar Victora (NEAPI). Membro da Equipe de Coordenação do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina da Rede RUTE, Rede Universitária de Telemedicina.


Artigo 17

SIG RUTE: Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade

Lilian Prates Belem Behring1, Luciana Assad2, Rogério Marques3, Andreza Werli Alvarenga4, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro5, Cleisiane Xavier Diniz6, Francis Solange Vieira Tourinho7, Sheila Saint Clair da Silva Teodósio8, Taise Costa Ribeiro Klein9, Isabel CF da Cruz10, Aline Cristina Araújo Alcântara Rocha11, Luiz Ary Messina12

1Enfermeira, Doutoranda e Mestre pela UFRJ, especialista em Terapia intensiva pela UERJ. Coordenadora nacional do SIG de Enfermagem Intensiva e de Alta complexidade. Conselheira do Coren-RJ.
2Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ; Chefe do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ.
3Coordenador de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ.
4Doutorado e Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; Preceptora da graduação, pós-graduação e residência multiprofi ssional na área de Enfermagem em Terapia Intensiva de adultos do Hospital Risoleta Tolentino Neves.
5Especialista em terapia intensiva; Mestrado e Doutorado pela USP; Professora assistente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
6Especialista em terapia intensiva; Mestrado em Enfermagem; Professora assistente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
7Doutora e Mestre, Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
8Mestre em Educação. Docente de ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
9Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Departamento de Enfermagem da Sociedade Catarinense de Terapia Intensiva; Coordenadora SIG Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade de Santa Catarina; Enfermeira - UTI - Hospital Universitário – UFSC.
10Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense.
11Especialista em terapia intensiva. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso.
12Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina.


Artigo 18

SIG RUTE: Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Ênio Rogacheski1, Alair Augusto Sarmet dos Santos2

1Especialista e Mestre em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Médico Radiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente, Diretor Científi co e Coordenador da Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
2Especialista e Doutor em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Professor Doutor da Universidade Federal Fluminense. Membro da Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.


Artigo 19

SIG RUTE: Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Pediatria (RADPED)

Alexandra Monteiro1, Silvio Cavalcanti2, Eduardo Just3, Alair A S Santos4, Tereza Filgueiras5, Telma Sakuno6

1Doutor. Professora Associado de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora SIG RADPED.
2Médico-radiologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
3Mestre. Médico-radiologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
4Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.
5Mestre. Médica assistente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
6Doutor. Professora Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.


Artigo 20

CRM Digital

Claudio Giulliano Alves da Costa

Médico. Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).


Artigo 21

Simulação da hemodinâmica em um modelo anatomicamente detalhado do sistema arterial do braço

Raúl Antonino Feijóo1, Mário Sansuke Maranhão Watanabe2, Pablo Javier Blanco3

1Doutor em Engenharia Mecânica, COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica. Coordenador de Ciência da Computação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/ MCTI).
2Doutorando em Modelagem Computacional, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
3Doutorado em Modelagem Computacional, LNCC. INCT em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).


Artigo 22

Linha de produto de software para sistemas de informação em saúde

Artur Ziviani1, Antônio Tadeu Azevedo Gomes2, Débora Christina Muchaluat Saade3

1Doutorado em Ciência da Computação, Université Paris 6 – Sorbonne Universités. INCT em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
2Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio. INCT em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
3Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio. INCT em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Instituto de Computação - Universidade Federal Fluminense (UFF).


Artigo 23

Engenharia de software em Telessaúde: aplicações e desafios

Elder Cirilo1, Ingrid Nunes2, Darlinton Carvalho3, Gustavo Carvalho4, Alfredo Veiga5, Carlos Lucena6

1Doutor em Informática PUC-Rio.
2MSc em Informática PUC-Rio.
3MSc em Informática PUC-Rio.
4Doutor em Informática PUC-Rio.
5MSc em Informática PUC-Rio.
6Doutor em Ciência da Computação - Universidade da Califórnia em Los Angeles.


Artigo 24

Estimulação cognitiva através de ambientes virtuais inteligentes

Rosa M. E. M. da Costa1, Alberto Piovesana Neto2, Dayanne A. de Oliveira3, Priscilla F. A. Braz4, Elie Cheniaux5, Maria F. Mauro6, Vera M. B. Werneck7

1D.Sc Professora do Departamento de Informática e Ciência da Computação e do Programa de Pós- Graduação do Instituto de Matemática e Estatística; Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).
2Bacharel Professor do Departamento de Informática e Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.
3Bacharel Departamento de Informática e Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.
4M.Sc Programa de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.
5D.Sc Faculdade de Ciências Médicas - UERJ.
6Bacharel Faculdade de Ciências Médicas - UERJ.
7D.Sc Departamento de Informática e Ciência da Computação e Programa de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.


Artigo 25

Simulation in Medical Education

Renato A. Luna1, Renata N. Aranha2, Donn H. Spight3

1Minimally Invasive Surgery Fellow. Department of Surgery, Division of General Surgery, Oregon Health and Science University.
2Adjunct Professor, Gynecology Department, Extension Coordenation - School of medicine State University of Rio de Janeiro.
3Associate Professor and Medical Director of VirtuOHSU Surgical Simulation Center Department of Surgery, Division of General Surgery, Oregon Health and Science University.


Artigo 26

Experiência do InCor em Sistemas de Informações em Saúde

Marco Antonio Gutierrez1, Marina de Fátima de Sá Rebelo2, Umberto Tachinardi Andrade e Silva3, Sérgio Shiguemi Furuie4, Fábio Antero Pires5

1Professor Livre-Docente. Instituto do Coração – HCFMUSP.
2Ph.D. Pesquisadora. Instituto do Coração – HCFMUSP.
3MSc. Chief Research Information Offi cer na University of Wisconsin-Madison.
4Professor Titular. Escola Politécnica – Universidade de São Paulo.
5PhD. Pesquisador. Instituto do Coração – HCFMUSP.


Artigo 27

Avaliação da Produtividade no Processamento dos Dados em um Curso de Pós-graduação Lato Sensu da UNASUS/UFMA na Modalidade a Distância utilizando o Sistema de Monitoramento (SIM)

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira1, Rômulo Martins França2, Elza Bernardes Ferreira3, Marcelo Henrique Monier Alves Júnior4

1Pós-Doutora, Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenadora Geral da UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
2Mestre, Professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenador Tecnológico da UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
3Mestre, Professora substituta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Supervisora do curso de especialização à distância de Saúde da Família UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
4Bacharel em Sistema de Informação, Universidade CEUMA, Administrador AVA UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.


Artigo 28

Rede ePORTUGUÊSe: uma nova ferramenta para os países de língua portuguesa

Regina L.S.Ungerer

Médica, MsC, Especialista em Diplomacia da Saúde e Saúde Global Organização Mundial da Saúde.


Artigo 29

Technological Innovation and eHealth over the years: An International perspective

Yunkap Kwankam, PhD

CEO, Global eHealth Consultants (GeHCs). Executive Director, International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH).


Artigo 30

Med-e-Tel and ISfTeH – Making the Telemedicine/eHealth together

Malina (M.) Jordanova, MD, PhD1, Frank (F.) Lievens2, Frederic (F.) Lievens3

1Space Research & Technology Institute, Bulgarian Academy of Sciences, Sofi a 1113, “Acad. G. Bonchev” Str. , Bl. 1, Bulgaria. Coordinator Educational Program Med-e-Tel, Bulgaria.
2Board Member and Secretary, International Society for Telemedicine & eHealth, St. Urbangasse 2, 8001 Zurich, Switzerland. Director Med-e-Tel, c/o TSI bvba (Med-e-Tel secretariat), Waardbeekdreef 1, 1850 Grimbergen, Belgium.
3International Coordinator Med-e-Tel, Waardbeekdreef 1, 1850 Grimbergen, Belgium. Etn. Lievens-Lanckman bvba, Waardbeekdreef 1, 1850 Grimbergen, Belgium.


Artigo 31

Telemedicine in the Asia-Pacific Region Transmitted Over a Research and Education Network

Shuji Shimizu, MD1, Kuriko Kudo, PhD2, Yasuaki Antoku, MS3, Hu Min, BS4, Nobuhiro Torata, BA5, Yasuichi Kitamura, PhD6, Koji Okamura, PhD7, Naoki Nakashima, MD8

1Department of Endoscopic Diagnostics and Therapeutics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
2Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
3Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Department of Medical Informatics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
4Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
5Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
6National Institute of Information and Communications Technology, Tokyo, Japan.
7Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Research Institute for Information Technology, Kyushu University, Fukuoka, Japan.
8Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Department of Medical Informatics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.


Artigo 32

Mobile Learning in eHealth: Increasing Learning Options by Supporting the Mobility of Learners in Developing Contexts

Philip Uys, PhD1, James Brann, MEd2, Tim Klapdor, BA3, Megan Smith, PhD4

1Associate Professor. Director, Strategic Learning and Teaching Innovation and Mobile Learning Sponsor, Division of Learning and Teaching Services, Charles Sturt University, Australia.
2Manager, Regional & Remote Learning Support Academic Support, Charles Sturt University, Australia.
3Graphic Design. Innovation Technology Offi cer and mLearn Project Manager Division of Learning and Teaching Services, Charles Sturt University, Australia.
4Associate Professor. Sub Dean - Workplace Learning Faculty of Science, Charles Sturt University, Australia.


Artigo 33

De la teleradiologia al trabajo radiológico em red: nuevas perspectivas

Lluís Donoso Bach

Director Centre de Diagnòstic per la Imatge Clínic Hospital Clínic. Barcelona. UDIAT Centre Diagnòstic, Institut Universitari Corporació Sanitaria Parc Taulí Sabadell.


Artigo 34

Electronic Waste – A Growing Concern for the Health Sector

Richard E. Scott, PhD1, Palacios M, PhD2, Maturana T3

1Office of Global e-Health Strategy, Faculty of Medicine, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada. Associate Professor, Faculty of Medicine, Department of Community Health Sciences, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
2Office of Global e-Health Strategy, Faculty of Medicine, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada. Assistant Professor, Faculty of Medicine, Department of Family Medicine, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
3Undergraduate Business Program, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.


Artigo 35

Muito além do Prontuário Eletrônico: Uma visão sintética, e parcial, do desenvolvimento da área de Informações em Saúde nos Estados Unidos

Umberto Tachinardi, Eneida A Mendonça

University of Wisconsin – Madison.


Artigo 36

Telemedicina: cuidado médico do futuro tornando-se realidade

Antonio C. Marttos, Jr., MD1, Fernanda M. Kucharian, MPH2, Phillipe Abreu-Reis 3

1Médico,Professor Assistente de Cirurgia, Diretor de Trauma Telemedicina, William Lehman Injury Research Center. Divisão de Cirurgia de Trauma e Cirurgia de Cuidados Intensivos, Departamento de Cirurgia, Univeristy of Miami Miller School of Medicine, Ryder Trauma Center, Jackson Memorial Hospital.
2Mestrado de Saúde Pública, Gerente de Apoio à Pesquisa, William Lehman Injury Research Center. Divisão de Cirurgia de Trauma e Cirurgia de Cuidados Intensivos, Departamento de Cirurgia, Univeristy of Miami Miller School of Medicine, Ryder Trauma Center, Jackson Memorial Hospital.
3Médico, Universidade Federal do Paraná, Observer, William J. Harrington Training Program for Latin American, University of Miami Miller School of Medicine.


Artigo 37

Telerradiologia: Realidades y cuestionamientos de su implementación em Latino América al 2012

Rodrigo Restrepo González

Radiólogo Musculo-esquelético. Magister en Epidemiologia Clínica.


Artigo 38

O HUPE e os Físicos

Alberto Santoro

Doutor em Física pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot. Professor titular do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Artigo 39

O Brasil e a Internet Ubíqua: Avanços e Perspectivas

Antonio Eduardo Ripari Neger

Presidente da Associação Brasileira de Internet (ABRANET). Engenheiro formado pela Unicamp, advogado formado pela PUC-Campinas, empresário do setor de tecnologia, responsável técnico pelos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento apoiados pela FINEP-MCT: RuralMAX, RuralMAX Amazônia, Plataforma Brasileira de Bloqueio de Radiocomunicações e RuralMAX PNBL.


Artigo 40

Normatização, regulação e legislação para o Teletrabalho

Álvaro Augusto Araújo Mello1, Wolnei Tadeu Ferreira2

1Administrador de empresas. Mestre pela EAESP-FGV e Doutor pela FEA/USP. Professor na BSP Business School São Paulo onde coordena o CETEL Centro de Estudos e Pesquisas de Teletrabalho e de Alternativas de Trabalho. No CRA-SP é conselheiro e vice-coordenador do CTMC Grupo de Excelência em Conectividade Tecnológica e Mobilidade Corporativa. Fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT). Membro do Conselho Científico do International Telework Academy (ITA).
2Advogado e administrador de empresas, com especialização em Administração de Recursos Humanos, com concentração em Relações Sindicais. Membro convidado do Conselho Superior Jurídico da FIESP. Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT).


Artigo 41

A Inovação Tecnológica em Educação e Saúde: Um caminho promissor

Marinilza Bruno de Carvalho1, Mariane Wandenkolk Vieira2

1Doutora. Professora Adjunta e Diretora do Departamento de Inovação da Uerj - InovUerj.
2Bacharel em Direito. Apoio Jurídico ao InovUerj.


Artigo 42

Direitos autorais e conexos: o indispensável para proteger uma obra

Elvira Carvajal

PhD em Bioquímica. Pesquisadora em biotecnologia e em propriedade intelectual, professora de biologia celular, regulamentação da propriedade industrial e da proteção do meio ambiente. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. Pós-doc em Biologia Molecular. Bacharel em Ciências Jurídicas.


Artigo 43

Educação a Distância na UERJ

Hilda Maria Montes Ribeiro de Souza1, Patricia Seefelder de Assis2, Celly Cristina Alves do Nascimento Saba3, Fátima Kzam Damasceno de Lacerda4, Lígia Silva Leite5, Marinilza Bruno de Carvalho6

1Doutora em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ. Professora Adjunto da Faculdade de Odontologia (FO/UERJ). Assessora Centro Biomédico da Uerj.
2Doutora em Informática pela PUC/RJ. Responsável pela área de EAD do Instituto Politécnico (IPRJ/UERJ).
3Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ; Instituto de Biologia (IBRAG/UERJ); Coordenadora da COPEI/SR1/Uerj.
4Doutora em Meio Ambiente pela UERJ; Instituto de Química (IQ/UERJ), CEDEJ.
5Doutora em Educação por Temple University / USA. Faculdade de Educação (FE/UERJ).
6Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Adjunto do Instituto de Matemática (IME/UERJ); Coordenadora da CATED.


Artigo 44

Formação de recursos humanos em saúde: tecnologias de informação e comunicação como recurso didático no Programa FAIMER Brasil

Vera Lúcia Garcia1, Paulo Marcondes de Carvalho Júnior2

1Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM.
2Doutor em Engenharia Biomédica pela FEEC/Unicamp.


Artigo 45

Piraí Digital: Inovação em Políticas Públicas de Educação e Saúde

Franklin Dias Coelho1, Maria Helena Cautiero Horta Jardim2

1Universidade Federal Fluminense.
2Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Artigo 46

Gestão em Saúde

Denizar Vianna Araujo

Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Artigo 47

O mercado educativo em saúde no Estado do Rio de Janeiro: análise da oferta para a formação profissional de nível superior

Celia Regina Pierantoni1, Tania França2, Carinne Magnago3, Ana Claudia Pinheiro Garcia4, Dayane Nunes Nascimento5, Rômulo Gonçalves de Miranda6

1Médica. Pós-doutora em Medicina. Professora associada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).
2Estatística. Doutora em Saúde Coletiva. Professora adjunta do IMS/UERJ.
3Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Pesquisadora na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
4Cientista social. Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisadora na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
5Acadêmica de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científi ca PIBIC na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
6Acadêmico do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.


Artigo 48

Infocultura: uma barreira de acesso à educação permanente?

Márcia Maria Pereira Rendeiro1, Cristine Vieira2, Débora LúciaTeixeira Medina de Figueiredo3

1Doutora em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Coordenadora de Teleodontologia do Núcleo Técnico-Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
2Doutoranda em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Mestre em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Teleconsultora de odontologia do Núcleo Técnico-Científi co Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
3Mestre em Odontologia UERJ. Teleconsultora de odontologia do Núcleo Técnico-Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.


Artigo 49

Novas Tecnologias em Patologia Clínica

José Firmino Nogueira Neto1, Ricardo Brito de Oliveira Junior2

1Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Patologia e Laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Professor Coordenador e Orientador do Programa de Pós Graduação stricto-senso em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Farense da UERJ. Coordenador da disciplina de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Coordenador do Laboratório de Lípides – LabLip da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.
2Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense na UERJ. Professor dos módulos de Bioquímica Clínica, Urinálise e Fluídos Biológicos na Especialização em Ciências do Laboratório Clínico da UFRJ. Professor do módulo de Bioquímica Clínica da Especialização em Análises Clínicas da Fundação Técnica Educacional Souza Marques. Professor do módulo de Urinálise e Fluídos Biológicos da Especialização em Análises Clínicas da Universidade Castelo Branco.


Artigo 50

Inovação, Empreendedorismo e Negócios Tecnológicos em Universidades e Institutos de Pesquisa Públicos – IPPs no Cenário Pós-lei de Inovação, no Brasil – Uma Breve Revisão Bibliográfica

Branca Terra

Doutora na Área de Inovação e Organização Industrial, Professora, Líder do Grupo de Pesquisa Inovação e Sociedade e Pro cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Administrativas – DCA. Faculdade de Administração e Finanças – FAF. Centro de Ciências Sociais - CCS.


Artigo 51

Ensino à distância: desafios e perspectivas desta metodologia de aprendizagem para treinar e capacitar em gerenciamento de risco sanitário os profissionais de saúde na Rede Sentinela

Dalila Passos Pereira da Silva1, Maria Angélica Paixão Maioli2, Fernanda Siqueira Taboada Fontanella3, Diogo Penha Soares4

1Gerente de Risco Sanitário do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense.
2Especialista em Vigilância Sanitária de Medicamentos, Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense, membro da Gerência de Risco Sanitário do Hupe.
3Especializanda em Farmacologia, membro da Gerência de Risco Sanitário do Hupe.
4Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, CVISS/ NUVIG/Anvisa.