Volume 5, número 2


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Volume 5, número 2


Editorial

A importância das ligas acadêmicas em telemedicina e telessaúde para a formação de recursos humanos

Alexandra Monteiro
Juliana Magalhães Aguiar Cardoso


Artigo Original

Avaliação da Satisfação dos Agentes Comunitários de Saúde em Atividade de Educação a distância

Liliana Maria Madeira Dramos
Alaneir de Fátima dos Santos
Fernando Henrique Pereira

Resumo

As atividades de teleducação (ou educação a distância) são importantes ferramentas de educação permanente para os profissionais da atenção básica. O Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG, participante no Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes promove, de forma continuada, serviços de educação a distância em diversos formatos. O objetivo desse artigo é avaliar a satisfação dos Agentes Comunitários de Saúde com a utilização da teleducação, identificando algumas variáveis que influenciam nesta satisfação. Foi realizado um estudo transversal. O universo pesquisado refere-se a 5.256 participantes que participaram em diversas sessões de um websimpósio. Foi realizado estudo descritivo e analítico. Para verificar associação, a partir das variáveis da avaliação de conhecimento e dispositivo para acesso, utilizou-se o Teste Qui-Quadrado (Chi-Square Tests), com nível de significância P>0,005. Os resultados mostraram que existe uma boa satisfação dos participantes na utilização de recursos de educação a distância – 94,8%. A forma de acesso a esse ensino pode interferir no aprendizado do participante e no seu interesse em utilizar novamente esse recurso educacional.

Palavras-chaves: Educação a Distância, Satisfação, Telemedicina

Abstract

The activities of tele-education (or distance education) are important tools of permanent education for the professionals of primary care. The Nucleus of Telehealth of the Faculty of Medicine of UFMG, participant in the National Telehealth Program Brazil Networks continuously promotes distance education services in various formats. The aim of this article is to evaluate the satisfaction of the Community Health Agents with the use of distance education, identifying some variables that influence this satisfaction. A cross-sectional study was carried out. The universe surveyed refers to 5,256 participants who participated in several sessions of a websymposium. A descriptive and analytical study was carried out. To verify association, from the variables of the knowledge evaluation and device for access, the Chi-Square Test was used, with significance level P> 0.005. The results showed that there is a good satisfaction of the participants in the use of distance education resources - 94.8%. The form of access to this teaching can interfere with the participant’s learning and their interest in using this educational resource again .

Keywords: Distance Education, Satisfaction, Telemedicine

Educação em Saúde por meio do YouTube®: a experiência de um núcleo de Telessaúde no Sul do Brasil

Filipe Ribeiro Da Silva
Letícia Felipak Dos Passos Martins
Natássia Scortegagna Cunha
Otávio Pereira D'avila
Roberto Nunes Umpierre

Resumo

Introdução e Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a abrangência e visibilidade de vídeos educativos postados no site YouTube® por um núcleo de Telessaúde de uma universidade brasileira.

Material e Método: O estudo envolve pesquisa exploratória com abordagem quantitativa.

Resultados: A busca realizada no Canal do TelessaúdeRS no YouTube® resultou na identificação de 265 vídeos, sendo 218 com assuntos diretamente ligados à Atenção Primária à Saúde que registraram 421.064 visualizações no período abarcado pela pesquisa, com uma média de 17.544 visualizações por mês.

Conclusões: Os resultados da pesquisa – em especial no que se refere aos temas dos vídeos mais acessados – poderão ser usados para aperfeiçoamento das ações das Equipes de comunicação e teleducação do núcleo de Telessaúde e abrir caminho para novas investigações sobre receptividade dos conteúdos educativos.

Palavras-chaves: Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Comunicação em Saúde, Telemedicina, YouTube®

Abstract

Introdução e Objetivo: This article aims to analyze the comprehensiveness and visibility of educational videos posted on YouTube® by a Telehealth hub of a Brazilian university.

Material e Método: The study involves exploratory research with a quantitative approach.

Resultados: The search on the TelesaudeRS Channel on YouTube® resulted in the identification of 265 videos, of which 218 were directly related to Primary Health Care, which recorded 421,064 views in the period covered by the survey, with an average of 17,544 views per month.

Conclusões: The results of the research - especially with regard to the themes of the most accessed videos - could be used to improve the actions of the communication and tele-education teams of the Telehealth nucleus and pave the way for new research into the receptivity of educational content.

Keywords: Primary Health Care, Health Education, Health Communication, Telemedicine, YouTube®

Recurso de aprendizagem em telecardiologia

Raquel de Melo Rolim
Márcia Maria Pereira Rendeiro
Luiz Roberto de Oliveira

Resumo

Introdução e Objetivo: O presente trabalho é resultado da elaboração do recurso de aprendizagem “Cardiologia no Ar” que tem como objetivo desenvolver um game educativo com recursos interativos para a área médica.

Material e Método: O game foi construído usando a linguagem de programação PHP + JavaScript e contou com uma equipe multidisciplinar para sua produção. A metodologia de construção teve como base a pesquisa aplicada, de produção tecnológica, tendo seu referencial teórico voltado para o conceito de gamificação na educação e a importância dos serious game na educação permanente em saúde.

Resultados: O game foi pensado e concebido para apoiar as ações de capacitação profissional, tendo em vista a grande demanda e a crescente oferta de produtos voltados para esse segmento. Procurou-se disponibilizar um jogo educacional de qualidade, que fosse capaz de proporcionar um aprendizado significativo para médicos, usando como base teórica casos clínicos reais, que podem ser vivenciados no cotidiano deste.

Conclusões: A inovação apresentada neste trabalho foi passo importante para que outros games com caráter educacional possam ser produzidos, no intuito de oferecer informações que facilitem o processo de aprendizagem e de trabalhos diários dos profissionais de saúde.

Palavras-chaves: Educação em saúde, Serious Games, Cardiologia

Abstract

Introdução e Objetivo: The present work is the result of the elaboration of the learning resource "Cardiology in the Air" that aims to develop an educational game with interactive resources for the medical area.

Material e Método: The game was built using the PHP + JavaScript programming language and had a multidisciplinary team for its production. The methodology of construction was based on the applied research, of technological production, having its theoretical reference oriented to the concept of gamification in education and the importance of the serious game in the permanent education in health.

Resultados: The game was conceived and designed to support the actions of professional training, in view of the great demand and the increasing offer of products aimed at this segment. We sought to provide a quality educational game that could provide meaningful learning for physicians, using as theoretical basis real clinical cases that can be experienced in the daily life of the latter.

Conclusões: The innovation presented in this work was an important step for other educational games to be produced, in order to provide information that facilitates the learning process and daily work of health professionals.

Keywords: Health education, Serious Game, Cardiology

Avaliação das teleconsultorias em ortopedia solicitadas no município de Joinville, SC

Marcos Maeyama
Ana Beatriz Altvater Biagio
Maria Carolina Albino Patiño
Bárbara Pupim
Márcio Accioly Sippel Fossari
Luana Gabriele Nilson
Maria Cristina Marino Calvo
Marlene Bonow Oliveira

Resumo

Introdução e Objetivo: A articulação do Núcleo Telessaúde Santa Catarina com o município de Joinville culminou na implantação de fluxo compulsório de teleconsultoria em Ortopedia em 2016, promovendo redução expressiva da fila de espera para a especialidade. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os problemas mais prevalentes em ortopedia que geram teleconsultorias, bem como analisar seus desdobramentos.

Material e Método: Foi realizado estudo descritivo exploratório a partir de dados coletados no Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, cuja amostra correspondeu a 478 teleconsultorias realizadas entre Janeiro e Março de 2017.

Resultados: Os resultados demonstraram grande quantidade de casos com descrição incompleta, dificuldade de manejo pelos médicos assistentes de casos sensíveis à Atenção Básica à Saúde, e solicitação prévia de exames complementares sem critério de evidência para algumas queixas. Também foram identificadas diferenças de condutas pelos teleconsultores, independente da presença de sinais de alarme ou falta de informações, acarretando em diferentes desfechos para casos semelhantes.

Conclusões: Os resultados apontam para a importância da construção de protocolos clínicos e de acesso à especialidade, que podem auxiliar, respectivamente, na melhor decisão clinica dos médicos assistentes e dos teleconsultores, promovendo uso racional tecnologias e serviços de saúde e qualificando a atenção aos usuários, com acesso garantido em tempo e local oportunos.

Palavras-chaves: Telessaúde, Teleconsultoria, Atenção Básica à Saúde, Sistema Único de Saúde.

Abstract

Introdução e Objetivo: A joint of the Telehealth Center of Santa Catarina with the city of Joinville culminated in the implantation of compulsory flow of teleconsultation in Orthopedics in 2016, with an expressive reduction of the waiting queue for this specialty. The present research had the objective of identifying the most prevalent problems in orthopedics that generate teleconsultations, as well as analyzing their unfolding.

Material e Método: An exploratory descriptive study was carried out from data collected in the System of Telemedicine and Telehealth of Santa Catarina between January and March 2017, with a sample of 478 teleconsultations.

Resultados: The results showed a large number of cases with incomplete description, difficulties of management by assistant physicians of cases sensitive to Primary Health Care, and request of complementary exams without evidence criteria for some complaints. There were also identified different behaviors by teleconsultants, unattached to the presence of alarm signals or lack of information, leading to different outcomes for similar cases.

Conclusões: The results point to the importance of the construction of clinical protocols and access to specialty, which can help, respectively, the best clinical configuration of assistant physicians and teleconsultants, promoting rational use of health technologies and services and qualifying attention to the user, with guaranteed access in timely and convenient locations.

Keywords: Telehealth, Teleconsultation, Primary Health Care, Unified Health System.

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino da Nutrição

Rita de Cássia Martins de Andrade Maquiaveli
Rodrigo de Oliveira Plotze

Resumo

A expansão do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área da saúde recriou as formas de obtenção do conhecimento. Assim, o objetivo do estudo foi revisar a utilização das TICs como forma de ensino na área da nutrição. Verificaram- se grandes avanços de seu uso, sendo utilizadas na graduação à distância em vários estados brasileiros além da oferta de cursos de atualização, extensão e pós-graduação no Brasil e em outros países. Constata-se que sua utilização possibilita várias formas de apresentação do material através da criação de ambientes virtuais proporcionando a disseminação do conhecimento além de facilitar sua troca em tempo real.

Palavras-chaves: Ciências da Nutrição, Educação a Distância, Tecnologia da Informação, Internet, Tecnologia Educacional

Abstract

The expansion of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in health recreated forms of obtaining knowledge. The objective of the study was to review the use of ICTs as a means of education in nutrition. There have been major advances in its use, being used in undergraduate distance in several Brazilian states in addition to offering refresher courses, extension and graduate programs in Brazil and other countries. Notes that its use enables various forms of presentation of the material by creating virtual environments providing the dissemination of knowledge and to facilitate its exchange in real time.

Keywords: Nutritional Sciences, Distance Education, Information Technology, Internet, Educational Technology


Relatos de Experiências

Aplicação das mídias sociais para a formação profissional em Odontologia: Relato de Experiência do Canal de Teleodontologia Odonto DROPS.

Mônica de Souza Chaves
Thallyson Pedro Medeiros Godoi
Karen Gallas
Myrian Câmara Brew
Adair Luis Stefanelo Busato
Caren Bavaresco

Resumo

O objetivo é descrever a construção do Canal Odonto DROPS. A avaliação foi realizada a partir do Google Analytics. O canal possui 440 inscritos e 11.090 de visualizações, sendo os temas Ortodontia e a Farmacologia com maior número de visualizações. Os dados obtidos sugerem a utilização das mídias sociais como uma estratégia potente de difusão do conhecimento odontológico.

Palavras-chaves: Saúde Bucal, Mídias Sociais, Telemedicina

Abstract

The purpose is to describe the construction of the Odonto DROPS Channel. Preliminary assessment was done from Google Analytics. The channel has 440 subscribers and 11,090 views, with Orthodontics and Pharmacology with the highest number of views. The data obtained suggest the use of social media as a powerful strategy for diffusion of dental knowledge.

Keywords: Oral Health, Social Media, Telemedicine

Teleodontologia em Minas Gerais: situação atual e desafios

Simone Dutra Lucas
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira
Victoria Maria Pereira Silva
Maria Inês Barreiros Senna
Rafaela da Silveira Pinto
Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto

Resumo

O projeto de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2016, atingiu 111 municípios do estado, sendo realizadas 18 webconferências, com 974 participantes e 298 teleconsultorias. A Videoteca Virtual teve, em média, 70 acessos mensais. Para ampliar a cobertura deve-se garantir o horário de trabalho protegido para os profissionais participarem de atividades de educação permanente.

Palavras-chaves: Telessaúde, Educação à distância, Odontologia

Abstract

The Teledentistry project of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Minas Gerais in 2016 reached 111 counties in the state, 18 webconferences were accomplished, with 974 participants and 298 teleconsultings. The Virtual Video Library had, on average, 70 accesses per month. In order to extend the coverage, it is necessary to guarantee the availability of the professionals to participate in activities of permanent education while they’re at work.

Keywords: Telehealth, Distance education, Dentistry


Resumo de Teses

Critérios de avaliação de qualidade para sites de saúde: uma proposta.

Ana Paula Bernardo Mendonça
André de Faria Pereira Neto

Resumo

A pesquisa levantou os principais instrumentos nacionais e internacionais para avaliar a qualidade da informação em saúde na Internet, identificou métodos de aplicação, analisou e comparou critérios. Além de crível, um site precisa ser fácil de navegar, compreensível para o leigo e acessível independente de limitações físicas ou tecnológicas.

Palavras-chaves: Internet, Gestão de Qualidade, Informação de Saúde ao Consumidor, Avaliação

Abstract

The research has raised major national and international instruments to assess the quality of health information on the Internet, application methods, analyzed and compared criteria. Besides believable, a website needs to be easy to navigate, understandable to the layman and affordable regardless of physical or technological limitations.

Keywords: Internet, Quality Management, Consumer Health Information, Evaluation

ClickTrauma: desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre trauma em dentes decíduos

Maria Berry
Maria Isabel de Castro de Souza
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Vera Campos

Resumo

Elaboração e desenvolvimento de um aplicativo, ClickTrauma, voltado para cirurgiões-dentistas e para alunos de Odontologia, composto por sete funcionalidades como: diagnóstico e condutas clínicas sobre trauma em dentes decíduos.Esta nova ferramenta visa contribuir para melhorar não só a qualidade do atendimento odontopediátrico, utilizando das tecnologias de informação e comunicação disponíveis, como também disseminar o conhecimento sobre esta situação clínica.

Palavras-chaves: Computação Móvel, Educação em Saúde, Traumatismos dentários, Odontopediatria

Abstract

The aim of this study was to developed a mobile app, ClickTrauma, for Odontology students and dentists with informations about dental trauma in primary dentition. Therefore, it was created to improve the quality of pediatric dentistry care, using technology for that proposel and gives information about dental trauma in first dentition for user get a better comprehension about that subject.

Keywords: Mobile computing, Health education, Tooth injuries, Pediatric Dentistry