Volume 6, número 1


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Volume 6, número 1


Editorial

Patrícia Dias
Deise Garrido
Eduardo Vieira
Humberto Oliveira Serra


Artigo Original

Modelo de triagem de pacientes com trauma de face através de videoconferência com smartphone

Alexandre Siqueira Franco Fonseca
Gustavo Flosi Stocchero
Guilherme Flosi Stocchero
Dov Charles Goldenberg
Rolf Gemperli

Resumo

Introdução e Objetivo: A telemedicina é uma opção promissora para ampliar a fronteira de atendimento médico especializado à população de áreas remotas. Este estudo tem como objetivo apresentar modelo de atendimento a pacientes com trauma facial através de videoconferência com uso de smartphone, possibilitando reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes.

Material e Método: A partir de experiência prévia e da análise da rede de atendimento de saúde existente no Brasil foi desenvolvido modelo de teletriagem com smartphone considerando fluxo de atendimento, configuração do sistema de videoconferência, padronização das áreas da face a serem examinadas, sistematização da sequência e análise dos achados clínicos do exame físico e sistematização das condutas.

Resultados: Um modelo de atendimento por telemedicina através de videoconferência com smartphone foi desenvolvido detalhadamente, passo a passo, permitindo um médico generalista em localidade remota, orientado por um médico especialista à distância, realizar atendimento especializado à paciente com trauma facial.

Conclusões: Com a sistematização do protocolo de atendimento foi permitido a partir da análise dos achados clínicos definir as condutas para os pacientes à distância, ampliando a fronteira do atendimento especializado e reduzindo o número de transferências apenas para avaliação, ficando restritas aos casos que necessitam de maior investigação ou tratamento cirúrgico.

Palavras-chaves: Traumatismos Faciais, Smartphone, Telemedicina, Videoconferência, Triagem

Abstract

Introdução e Objetivo: Telemedicine is a promising option to expand theboundaries of specialized medical assistance to populations living in remote areas. The aim of this study is to present a tele-screening model for facial trauma patients by smartphone video conferencing, allowing a reduction in unnecessary patient transfers.

Material e Método: based on previous experience and on analyses concerning the current state of the healthcare network in Brazil, a model of tele-screening with smartphones was developed, taking into account the flux of medical assistance, the settings of the video conferencing software, the standardization of the facial areas to be examined, the systematization of the sequence for physical examination and its findings, and the normalization of medical conducts.

Resultados: a model of telemedicine-based medical care, with smartphone video conferencing, was comprehensively developed step by step. It allows for a general practitioner, based on a remote healthcare center, to be instructed by a specialized care physician on how to attend to facial trauma patients.

Conclusões: Since the examination protocol is systematized, analysis of clinical findings may define the correct conduct for each patient at a distance, therefore expanding the boundaries of specialized medical care and reducing the number of patient transfers appointed merely for clinical evaluation.

Keywords: Facial Injuries, Smartphone, Telemedicine, Videoconference, Triage

Percurso Metodológico da Criação de um Curso a Distância Sobre Alimentação e Nutrição para Profissionais da Atenção Primária à Saúde

Ylana Elias Rodrigues
Sabrina Dalbosco Gadenz
Roberto Nunes Umpierre
Raquel Canuto

Resumo

Introdução e Objetivo: O trabalho descreve e discute a criação de um curso a distância sobre alimentação e nutrição para profissionais de saúde de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo Brasil.

Material e Método: O desenvolvimento do curso ocorreu entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. A descrição do percurso metodológico foi baseada no modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation).

Resultados: A análise envolveu a identificação dos profissionais da APS como público-alvo, suas necessidades de aprimoramento e objetivos de aprendizagem. Na fase de desenho foram escolhidos os assuntos do curso: alimentação saudável, mitos e verdades, materno-infantil, alergias e intolerâncias, doenças crônicas, transtornos alimentares e terapia nutricional enteral domiciliar. Na etapa de desenvolvimento foram criados os recursos educacionais. Na implementação, houve a disponibilização na plataforma e o acompanhamento pedagógico iniciou. Na avaliação, o desempenho e satisfação foram avaliados.

Conclusões: O emprego do modelo ADDIE permitiu desenvolver recursos mais adequados à realidade do público-alvo, no entanto, é necessário discutir acerca dos obstáculos durante a formulação do curso e propor estratégias para minimizá-los. Espera-se que esse trabalho contribua para compreender as limitações e potencialidades da educação a distância como estratégia de educação permanente no campo da alimentação e nutrição.

Palavras-chaves: educação a distância, telemedicina, atenção primária à saúde, nutrição em saúde pública

Abstract

Introdução e Objetivo: This paper describes and discusses the creation of an online course on food and nutrition for graduated health professionals from Primary Health Care (PHC) throughout Brazil.

Material e Método: Course development occurred between December 2016 and December 2017. The description of the methodology was based on ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation) model.

Resultados: The analysis involved the identification of PHC professionals as a target audience, their needs for improvement and the learning objectives. In the design phase, the topics were chosen: healthy eating, myths and truths, nutrition for mothers and infants, allergies and intolerances, non-communicable diseases, eating disorders and home enteral nutritional therapy. At the development, audio-visual and text-based educational resources were created. In the implementation, the course was made available in the learning environment and the pedagogical support begin. At the evaluation, performance and satisfaction were assessed.

Conclusões: The use of ADDIE model allows developing resources appropriated to target audience, however, it is necessary to discuss the obstacles in the formulation of the course and propose strategies to minimize them. This work is expected to contribute to understand the limitations and possibilities of distance education as a continuing education strategy in the field of food and nutrition.

Keywords: distance education, telemedicine, primary health care, public health nutrition

Estrutura Tecnológica para um Sistema de Teleconsultoria e Teleregulação do Sistema Único de Saúde: Construção e Implantaçã

Raphael Mendes Motta
Priscila Raupp da Rosa
Luiz Goncalo Jesus de Santana
Marcus Vinicius Dutra Zuanazzi
Átila Szczecinski Rodrigues
Sabrina Dalbosco Gadenz
Rodrigo Wilson de Souza
Luciano Nader de Araújo
Cesar Biselli Ferreira

Resumo

Introdução e Objetivo: Descrever o processo do conjunto de atividades e soluções em recursos de computação e telefonia para produção, armazenamento e transmissão das informações com segurança e interoperabilidade de sistemas dentro de um ecossistema formado por vários núcleos de telemedicina em diferentes estados.

Material e Método: Para a construção do ecossistema de telefonia para os 3 núcleos geograficamente descentralizados, optou-se por sistema de PABX em nuvem, considerando-se a flexibilidade geográfica da tecnologia. Toda a infraestrutura de Registro Eletrônico e BI foi construída utilizando recursos da amazon web services (AWS), que garante escalabilidade, elasticidade, segurança e disponibilidade nas aplicações envolvidas.

Resultados: A interoperabilidade do sistema permitiu o registro e análise das regulações oriundas dos sistemas de regulação Gercon-RS, SisReg-DF e SisReg-BH.

Conclusões: A adoção destas tecnologias otimizou a regulação ambulatorial, dando agilidade e segurança ao processo. A interoperabilidade do registro eletrônico permitiu o diálogo com diferentes sistemas de regulação, mantendo a eficiência e padronização de registro. A telefonia e armazenamento de dados em nuvem são factíveis e podem ser incorporadas por serviços semelhantes a um custo relativamente baixo. O desafio da implantação de um núcleo de telemedicina passa pela incorporação e customização de tecnologias da informação e adequação às necessidades regionais.

Palavras-chaves: Telemedicina, Sistemas de Informação, Encaminhamento e Consulta, Computação em Nuvem

Abstract

Introdução e Objetivo: Describe the process of the set of activities and solutions in computing and telephony resources for production, storage and transmission of information with security and interoperability of systems within an ecosystem formed by several telemedicine cores in distinct states.

Material e Método: To build the telephony ecosystem for 3 cores geographically decentralized, we opted for a cloud PBX system, considering the geographical flexibility of the technology. The entire Electronic Registration and BI infrastructure was built using amazon web services (AWS) capabilities, which ensures scalability, elasticity, security and availability in the applications involved.

Resultados: The interoperability of the system allowed the registration and analysis of the data coming from Gercon-RS, SisReg-DF and SisReg-BH referred to specialist systems.

Conclusões: The adoption of these technologies optimized ambulatory screening, giving agility and safety to the process. The interoperability of the Electronic Registration allowed the interaction with different referred to especialist systems, maintaining the efficiency and standardization of data.Telephony and cloud storage are feasible and can be incorporated by similar services at a relatively low cost. The challenge of implementing a telemedicine core involves the development and customization of information technologies and adaptation to regional needs.

Keywords: Telemedicine, Information Systems, Referral and Consultation, Cloud Computing

Segundas Opiniões Formativas em Saúde Bucal no contexto do Programa Telessaúde Brasil Redes: um estudo bibliométrico

Luiza de Almeida Queiroz Ferreira
Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Rafaela da Silveira Pinto
Fernanda Ribeiro Pedrosa
Maria Inês Barreiros Senna

Resumo

Introdução e Objetivo: Apresentar estudo bibliométrico realizado com as Segundas Opiniões Formativas da área de Odontologia no contexto do Programa Telessaúde Brasil Redes publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde.

Material e Método: A busca pelas Segundas Opiniões Formativas foi realizada aplicando-se os filtros: dentistas, auxiliares em saúde bucal e saúde bucal. Foram coletadas as variáveis: data de publicação, a pergunta geradora e o núcleo de Telessaúde responsável. As Segundas Opiniões Formativas foram classificadas por duas pesquisadoras segundo as áreas do conhecimento e, em caso de divergência, uma terceira pesquisadora era consultada para consenso final e foi realizada análise descritiva.

Resultados: Foram analisadas 142 Segundas Opiniões Formativas publicadas de 2007 a 2018. 42% se referiam à conduta relacionada ao tratamento do paciente e 15% abordavam o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde. O Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul publicou o maior número (58,87%) das Segundas Opiniões Formativas, seguido pelo Núcleo do Espírito Santo (10,64%).

Conclusões: Este estudo contribuiu para mapear as principais dúvidas sobre saúde bucal que os profissionais da APS apresentam, entender o processo de publicação das SOF e identificar os núcleos de Telessaúde que realizam esta atividade.

Palavras-chaves: Consulta Remota, Telemedicina, Educação a Distância, Saúde Bucal.

Abstract

Introdução e Objetivo: Present a scientific production of the Formative Second Opinion in the Dentistry field in the context of Brazilian Telehealth Program, published in the Virtual Health Library in Primary Health Care.

Material e Método: The search was performed using the following filters: dentists, dental hygienist and oral health. The data collected included when the Formative Second Opinion was published and the Telehealth Center responsible for publishing. The Formative Second Opinions were classified by field of knowledge by two researchers, if the opinion was divergent, a third was consult. Data were analyzed according to descriptive statistical analysis.

Resultados: A total of 142 Formative Second Opinion published from 2007 to 2018 was analysed. 42% of the Formative Second Opinions corresponded to an association about diagnosis and treatment and 15% were related to the work process in the Primary Health Care. The Telehealth Center of Rio Grande do Sul was responsible for the largest number of publications (58.87%), followed by Espírito Santo (10.64%).

Conclusões: The Bibliometric Study about the Formative Second Opinion contributed to visualize the scene of oral health doubts that brazilian professionals have, and understand the process of publishing Formative Second Opinion and wich Telehealth Centers are accomplish this activity.

Keywords: Remote Consultation, Telemedicine, Education, Oral Health.

Proposta de implantação de ferramenta de visualização para comunicação em saúde: o caso da Tuberculose

Caroline Dias Ferreira
Rômulo Cristovão de Souza
Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

Resumo

Introdução e Objetivo: Implementar um ambiente para a produção de informações visando o desenvolvimento e disseminação de análises sobre a população atendida em decorrência de Tuberculose em uma área programática do Município do Rio de Janeiro por meio de software de visualização de dados.

Material e Método: Foi desenvolvido um ambiente de análise de informação em saúde através de um software de visualização de dados a partir de bancos de dados de Tuberculose do Município do Rio de Janeiro. A primeira fase incluiu a identificação das bases de dados e modelagem dos dados através de automatização da Extract Transform Load-ETL, com aplicação de linguagem de programação própria do software. A segunda fase do estudo consistiu no desenvolvimento dos painéis de indicadores (dashboards).

Resultados: Foram desenvolvidos treze painéis de indicadores, a saber: (1) Perfil Socioeconômico; (2) Condições Clínicas; (3)Formas da Doença e Tratamento; (4) Acompanhamento; (5) Situação de Encerramento; (6) Indicadores de Impacto; (7, 8, 9 e 10) Indicadores de Resultado I, II, III e IV; (11) Completitude dos Campos Essenciais I; (12) Completitude dos Campos Essenciais II e (13) Vinculação e Duplicidade.

Conclusões: Conclui-se que os softwares de visualização de dados são ferramentas potentes para a produção e disseminação da informação em saúde.

Palavras-chaves: Tuberculose, Informação em saúde, Visualização de dados.

Abstract

Introdução e Objetivo: To implement an environment for the production of information aiming at the development and dissemination of analyzes on the population served as a result of Tuberculosis in a program area of the Municipality of Rio de Janeiro through data visualization software.

Material e Método: An environment of health information analysis was developed through data visualization software from the Tuberculosis databases of the Municipality of Rio de Janeiro. The first phase included the identification of databases and data modeling through the automation of the Extract Transform Load-ETL, with application of software programming language. The second phase of the study consisted of the development of dashboards.

Resultados: Thirteen panels of indicators were developed, namely: (1) Socioeconomic Profile; (2) Clinical Conditions; (3) Forms of Illness and Treatment; (4) Follow-up; (5) Closing Situation; (6) Impact Indicators; (7, 8, 9 and 10) Outcome Indicators I, II, III and IV; (11) Completeness of Essential Fields I; (12) Completeness of Essential Fields II and (13) Linkage and Duplicity.

Conclusões: It is concluded that data visualization software is a powerful tool for the production and dissemination of health information

Keywords: Tuberculosis, Health information system, Data visualization.

A utilização de telessaúde no internato em saúde coletiva do curso de medicina: uma análise entre turmas

Maria Aparecida Miranda da Silva
Liliana Maria Madeira Dramos
Rafaela Silva Pereira
Yanka Emillie Fonseca de Almeida
Rosália Moraes Torres
Cláudio de Souza
Maria do Carmo Barros de Melo
Kaiser Bergman
Alaneir de Fátima dos Santos

Resumo

A incorporação de recursos de telessaúde na formação ainda é um grande desafio. O objetivo deste artigo é avaliar a utilização dos recursos de telessaúde no internato rural do curso de medicina na UFMG, verificando se existem diferenças de utilização e avaliação destes recursos entre as distintas turmas. Trata-se de um estudo transversal no qual foram analisadas 1453 teleconsultorias, realizadas pelas diferentes turmas do internato rural nos anos de 2016 a 2018. No estudo descritivo, foi realizada a distribuição das teleconsultorias quanto ao encaminhamento para outros níveis de complexidade, conduta final , avaliação das teleconsultorias e realização de mais de 3 teleconsultorias pelo mesmo aluno. A seguir foram realizadas inferências estatísticas, objetivando comparar as médias das diversas turmas. Para o item avaliação, que se constitui como uma variável categórica ordinal, utilizou-se o teste de Sperman. Para as variáveis, conduta final e encaminhamento do paciente, utilizou-se análise de Correspondência (Correspondence Analysis – CA). Verificou-se que metade dos alunos não realizam teleconsultorias; 74,5% dos pacientes permanecem na própria unidade, 95 % estão satisfeitos com as teleconsultorias e 23% dos alunos realizam mais de 3 teleconsultorias. Na análise das diferenças entre as turmas observou-se que existem diferenças entre elas, sendo que quanto mais teleconsultorias as turmas realizam mais é identificado que os alunos tendem a manter os pacientes na própria unidade, o que se relaciona com o aumento da resolutividade. A avaliação também melhora quanto mais teleconsultorias as turmas realizam. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a incorporação de recursos de telessaúde passem a compor o processo formativo dos alunos.

Palavras-chaves: Atenção Primária à Saúde, Telemedicina, Educação Médica

Abstract

The incorporation of telehealth resources into training is still a major challenge. The aim of this article is to evaluate the use of telehealth resources in the rural boarding school of the UFMG medical school, verifying if there are differences in the use and evaluation of these resources among the different classes. It is a cross-sectional study in which 1453 teleconsulting were analyzed by the different groups of the rural boarding school in the years 2016 to 2018. In the descriptive study, the teleconsultory distribution was carried out in relation to the other levels of complexity, evaluation of the teleconsultories and realization of more than 3 teleconsultories by the same student. Statistical inferences were then made in order to compare the means of the different classes. For the item evaluation, which is constituted as an ordinal categorical variable, the Sperman test was used. For the variables, final conduct and referral of the patient, we used Correspondence Analysis (CA). It was verified that half of the students do not make teleconsultorias; 74.5% of the patients remain in the unit, 95% are satisfied with the teleconsultories and 23% of the students perform more than 3 teleconsultories. In the analysis of the differences between the classes it was observed that there are differences between them, and the more teleconsultories the classes perform the more is identified that the students tend to keep the patients in the unit itself, which is related to the increase of the resolution. The evaluation also improves the more teleconsulting the classes perform. There is still a long way to go in order for the incorporation of telehealth resources to form part of the students’ training process.

Keywords: Primary health care, Telemedicine, Medical Education


Artigos de Revisão

Bateria de Itens em Hanseníase para Aplicação Presencial a à Distância

Aguinaldo Gonçalves
Eloá Rondi Bórnea

Resumo

(Objetivo) A Hanseníase é doença infecto-contagiosa de evolução crônica com alta infectividade e baixa patogenicidade, caracterizada, principalmente, por sinais e sintomas dermatoneurológicos e o Brasil é o segundo país com o maior número de casos registrados, no mundo. A falta de conhecimento sobre a doença e a negligência da graduação ao preparar o profissional são fatos que contribuem para a persistência da doença em nosso país. Objetivo do presente texto é apresentar e fundamentar protocolo para uso presencial e à distância por educadores e gestores na formulação de elementos para atualização conceitual e operativa de equipes médicas voltadas para atendimento e controle da doença. (Material e Métodos) Apresenta-se instrumento constituído de bateria de vinte e cinco questões de múltipla escolha, produto da consolidação de sucessivas aplicações. (Resultados) Referida ferramenta acompanha-se de justificativa de respectivos acertos, a partir da devida sustentação bibliográfica. (Conclusão) Após sucessivas aplicações, espera-se que, com esta exposição à apreciação ampliada, o recurso instrucional apresentado contribua diretamente para a prevenção e controle da endemia em nosso país.

Palavras-chaves: Hanseníase, Mycobaterium leprae, Saúde Pública, Aplicação de Protocolo

Abstract

(Aims) Hansen’s Disease (HD), or Leprosy, is an infectious disease with a chronic evolution with high infectivity and low pathogenicity, mainly characterized by dermatoneurological signs and symptoms and Brazil is the second country with the largest number of cases all over the world. The lack of knowledge about the disease and negligence of the graduation to prepare professionals are facts that contribute to the persistence of the disease in our country. The objective of this paper is to present and found a protocol for present and distant use by educators and administrators as a tool for the process of formulating elements to update, from a conceptual and operational standpoint, medical teams in direction to treatment and control of the disease. (Material and Methods) We present a technical instrument, consisting on twenty five multiple choice questions, product of consolidation of successive applications. (Results) Mentioned tool is accompanied by justification of the respective correct answers based in the required bibliographical support. (Conclusion) After successive applications, it is expected with this exposition to broad consideration, that the presented instructional resource directly contributes to Leprosy prevention and control in our country.

Keywords: leprosy, Mycobacterium leprae, Public Health, Application of protocol

Utilização de Jogos Virtuais como Ferramenta Fisioterapêutica na Reabilitação Vestibular de Idosos

José Alexsandro de Araújo Nascimento
Maria de Fátima Machado Reys Rocha
Janayara Katarina da Silva
Silvia Alcina de Souza santos

Resumo

Disfunções vestibulares manifestam-se pelo aumento da oscilação do corpo nas condições de conflito visual e somatossensorial, redução do limite de estabilidade, desvio a marcha quedas e redução de sua capacidade funcional, pois o sistema vestibular não informa ao Sistema Nervoso Central (SNC) sobre as acelerações angulares da cabeça e movimentos corporais lineares, ocorrendo um conflito sensorial, originando desequilíbrio corporal, náuseas, vômitos, quedas, hipoacusia, zumbido, perda de memória e concentração, cefaleia, ansiedade e depressão. O objetivo deste estudo foi descrever a utilização de jogos virtuais na reabilitação vestibular de idoso podendo assim ajudar na manutenção do sistema postural na a perspectiva de uma melhor qualidade de vida. Conclui-se que os jogos virtuais parece ter grande influência na reabilitação vestibular, pois e um recurso terapêutico que atua nos mecanismos relacionados a neuroplasticidade, promovendo a estabilização visual e melhora a interação vestíbulo visual, ampliando a estabilidade postural estática e dinâmica.

Palavras-chaves: Terapia de Exposição à Realidade Virtual, Modalidades de Fisioterapia, Equilíbrio Postural, Saúde do Idoso

Abstract

Vestibular dysfunction manifested by increased body sway in terms of visual and somatosensory conflict, reducing the limit of stability, march deviation falls and reduced functional capacity, because the vestibular system does not inform the Central Nervous System (CNS) on the angular accelerations of the head and body linear movements , indicating a sensory conflict, causing body imbalance, nausea, vomiting, falls, hypoacusis, tinnitus, lost of memory and concentration, headaches, anxiety and depression. The aim of this study was to describe the use of virtual games in vestibular rehabilitation of elderly and may help in maintaining the postural system in the prospect of a better quality of life. We conclude that virtual games seems to have great influence on vestibular rehabilitation, and therefore a therapeutic resource that acts on the mechanisms related to neuroplasticity, promoting visual stabilization and improves visual vestibular interaction, increasing the static and dynamic postural stability.

Keywords: Virtual Reality Exposure Therapy, Physical Therapy Modalities, Postural Balance, Health of the Elderly


Relatos de Experiências

Inteligência artificial aplicada no gerenciamento de Bancos de Leite Humano

Eduardo Silva Vieira
Sebastião Henrique Nascimento Santos
Humberto Oliveira Serra
Layane Menezes Azevedo
Arthur Costa Serra
Pedro Henrique Carvalho Vieira

Resumo

Os bancos de leite humano formam uma rede extensa e complexa que levam a todo país serviços essenciais que garantem que recém-nascidos possam usufruir plenamente dos benefícios do leite materno. Esses centros atendem milhões de pessoas anualmente utilizando milhares de litros de leite. Assim, nesse trabalho visamos a criação de um sistema de gestão da distribuição de leite materno.

Palavras-chaves: Informática Médica, Inteligência Artificial, Bancos de Leite

Abstract

Human milk banks form an extensive and complex network that provides essential services to every country that ensure that newborns can fully enjoy the benefits of breast milk. These centers serve millions of people annually using thousands of gallons of milk. Thus, in this work we aim to create a system to manage the distribution of breast milk.

Keywords: Medical Informatics, Artificial Intelligence, Milk Banks

O Uso da Teleconsultoria em Enfermagem como Ferramentade Apoio na Epidemia de Sífilis Brasileira

Daniela Dal Forno Kinalski
Laura Ferraz do Santos
Thayane Martins Dornelles
Fabiane Elizabetha de Moraes Ribeiro
Rudi Roman
Roberto Nunes Umpierre

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência de teleconsultorias síncronas oferecidas pelo núcleo de Telessaúde do Estado do Rio Grande do Sul (RS) relacionadas ao tema sífilis. Foram realizados 193 atendimentos que demonstram o envolvimento das enfermeiras com o tema no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).

Palavras-chaves: Telenfermagem, Consulta remota, Atenção Primária à Saúde, Sífilis.

Abstract

The objective of this study is to report the experience of synchronous teleconsultings offered by the Telehealth nucleus of the State of Rio Grande do Sul (RS) related to the syphilis theme. A total of 193 consultations were carried out to demonstrate the involvement of nurses in the context of Primary Health Care (PHC).

Keywords: Telenursing, Remote Consultation, Primary Health Care, Syphilis.

Relato de Experiência da Liga Acadêmica de Inovação e Telemedicina na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Juliana Magalhães Aguiar Cardoso
Greisson Peixoto Rangel
Isabel Maria Santos Lacerda
Thalia Almeida dos Santos
Thamiris Ferreira Gouvêa
Alexandra Monteiro

Resumo

A Liga Acadêmica de Inovação e Telemedicina tem por objetivo promover a troca de conhecimento e de experência com a comunidade externa sobre o impacto e o potencial da inovação para Telemedicina. Neste relato é apresentado o uso das Redes Sociais para a comunicação com comunidade externa.

Palavras-chaves: Telemedicina, Educação de Graduação em Medicina, Difusão da Inovação, Educação Médica

Abstract

The Academic League of Innovation and Telemedicine aims to promote the exchange of knowledge and experience with the external community on the impact and potential of innovation for Telemedicine. In this report we present the use of Social Networks for communication with external community.

Keywords: Telemedicine; Education, Medical, Undergraduate; Diffusion of Innovation; Medical Education

Ações Estratégicas de Monitoramento e Intervenção em Cursos Ofertados a Distância para Profissionais do 2ª Ciclo Formativo do Programa Mais Médicos: uma experiência da UNA-SUS/UFMA

Elza Bernardes Monier
Alessandra Viana Natividade Oliveira
Josiely Nogueira Araújo
Juliane Silva Santos
Juan Magalhães Paiva
Leonardo Francisco Costa Santos

Resumo

Este artigo relata experiência da UNA-SUS/UFMA frente aos processos estratégicos de acompanhamento e intervenções pedagógicas aos profissionais médicos vinculados ao 2ª Ciclo Formativo do Programa Mais Médicos. Reporta-se a adoção de uma gestão estratégica educacional para alcance de resultados específicos quanto ao desempenho e permanência destes discentes matriculados. Tem como objetivo descrever a performance de procedimentos pedagógicos estabelecidos.

Palavras-chaves: Programa Mais Médicos, Educação em Saúde, Educação a Distância.

Abstract

This article reports UNA-SUS/UFMA experience in the strategic processes of follow up and pedagogical interventions to the medical professionals linked to the 2nd Training Cycle of the More Doctors Program. We report the adoption of strategic educational management to achieve specific results regarding the performance and permanence of these enrolled students. It aims to describe the performance of established pedagogical procedures.

Keywords: More Doctors Program, Education in Health, Distance Education.

Construção do Portfólio com Auxilio de Rede Social para Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem

José Alexsandro de Araújo Nascimento

Resumo

Trata-se de um relato da construção de portfólio com auxilio da rede social, a ideia do portfólio com a rede social visa utilizar esse instrumento com o propósito de autoavaliação, as postagens na rede social auxiliam no desenvolvimento textual das intervenções legitimadas e apoiadas em fundamentos teóricos científicos.

Palavras-chaves: Rede Social, autoavaliação, método.

Abstract

It is an account of the construction of a portfolio with the help of the social network, the idea of the portfolio with the social network aims to use this instrument for the purpose of self-evaluation, the posts in the social network help in the textual development of the interventions legitimized and supported in scientific basis.

Keywords: Social Networking, Self-Assessment , methods.

Canal de atendimento 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS para todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde do Brasil: experiência e desafios

Gabriela Monteiro Grendene
Laura Ferraz dos Santos
Gabriela Vescovi
Elise Botteselle de Oliveira
Roberto Nunes Umpierre

Resumo

O núcleo TelessaúdeRS-UFRGS iniciou, em 2018, as teleconsultorias via telefone para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o Brasil. Seu objetivo é ampliar a autonomia e capacidade resolutiva do solicitante, baseado na melhor evidência científica disponível. Este relato apresenta uma análise inicial das solicitações recebidas destes profissionais, bem como as percepções dos teleconsultores.

Palavras-chaves: Telemedicina, Educação a distância, Equipe Multiprofissional

Abstract

In 2018, the TelesaúdeRS-UFRGS nucleus started teleconsulting by telephone to the Primary Health Care (PHC) professionals throughout Brazil. Its objective is to increase the autonomy and resolving capacity of the applicant, based on the best available scientific evidence. This report presents an initial analysis of the requests received from these professionals, as well as the perceptions of professionals teleconsultations.

Keywords: Telemedicine, Distance Education, Patient Care Team