Volume 3, número 2


Esta publicação é licenciada pela Creative Commons
(CC BY-NC-SA 3.0)

Volume 3, número 2


Editorial

Comunicação e Cibercultura na Saúde

Angélica Baptista Silva

Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

Alexandra Monteiro


Artigo Original

E-Saúde e Complexidade: Uma proposta para o desenho de políticas públicas

Veronica A. Rojas-Mendizabal
Arturo Serrano-Santoyo
Cristián Castillo-Olea
Amanda Gomez-Gonzalez
Roberto Conte-Galvan

Resumo

Introdução e Objetivo: Neste artigo se apresenta conceito de e-Saúde como sistema sociotécnico. Para isso, considerando sua natureza multifatorial, se adota perspectiva interdisciplinar.

Material e Método: Dada a interferência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito social e em particular no setor da saúde, sugere-se que a e-Saúde constitua um sistema aberto onde a interação e a interdependência de aspectos tecnológicos, socioculturais, normativos e econômicos cumpram um papel chave na caracterização do sistema, dado que uma aproximação meramente unidisciplinar resultaria insuficiente para a análise geral.

Resultados: Uma perspectiva a partir da ciência da complexidade pode extrair novos alcances até o fortalecimento do ecossistema da e-Saúde em níveis local, regional e nacional, aumentando sua efetividade e impactando como importante habilitador de bem-estar social.

Conclusões: Argumenta-se que esta perspectiva é particularmente importante na formulação de políticas públicas e em programas de formação de recursos humanos, isso devido à importância do surgimento de novos desafios que a digitalização e a globalização impõem às novas gerações de profissionais do setor da saúde.

Palavras-chaves: e-saúde, ciência da complexidade, inovação, políticas públicas, ecossistemas

Abstract

Introdução e Objetivo: This article offers a conceptualization of e-Health as a socio-technical system, in that regard, we adopt a perspective that considers its multifactorial and interdisciplinary nature.

Material e Método: Given the penetration of Information and Communications Technology (ICT) in the social fabric, particularly in the health sector, we suggest that e-Health constitutes an open system where the interaction and interdependency of technology, sociocultural, regulatory and economic factors play a key role in the characterization of the system, hence, a disciplinary approach is insufficient for its integral analysis.

Resultados: A perspective from complexity science may provide new findings toward the strenghthening of the e-Health ecosystem at local, regional and national levels.

Conclusões: We argue that in order to face the challenges of digitization and globalization in the health sector, this perspective is particularly important to supporting the development of public policy strategies and capacity building programs.

Keywords: e-Health, complexity science, innovation, public policies, ecosystem

Avaliação do Ciclo de Diálogos Brasil - Cabo Verde com uso de conferência audiovisual em internet de conexão limitada

Edith Maria Cardoso Costa Pereira
Angélica Baptista Silva
João Aprigio Guerra de Almeida
Carlos Eduardo da Silva Figueiredo

Resumo

Introdução e Objetivo: Avaliar se houve translação de conhecimento no experimento em tempo real entre Brasil e Cabo Verde com uso de software de conferência por internet, especialmente no que diz respeito ao dispositivo.

Material e Método: Ausculta por meio de formulários sobre visão dos participantes quanto ao conjunto de ferramentas utilizadas e sobre os interesses de capacitação dos profissionais de saúde no país e no continente africano.

Resultados: Profissionais de Cabo Verde conseguiram acompanhar a exposição em tempo real, vendo o conferencista no Brasil e os diapositivos. Todos acharam o conteúdo adequado, que houve clareza nas exposições e visualizaram o expositor de maneira satisfatória. Participantes destacaram temas relacionados à prevenção e gestão em saúde e sugeriram seminários nos mesmos moldes para os quatro países africanos de língua portuguesa.

Conclusões: Conferências por internet são compatíveis com processos de educação permanente em saúde à distância para profissionais em áreas isoladas.

Palavras-chaves: telemedicina, telessaúde, educação continuada, comunicação em saúde

Abstract

Introdução e Objetivo: This study aims to investigate health´s knowledge translation in real time experiment by internet conference software, especially concerning with the use of IT device.

Material e Método: It was analyzed the participants’ impressions on the set of tools used as well as their interests in training of health professionals in the African continent.

Resultados: According to professionals in Cape Verde, the exhibition in real time was well succeeded in watching, speech and slides occurred in Brazil. In their opinion, the content was appropriated; there was clarity in the presentation and display of the exhibitor was satisfactory, with emphasis on issues related to prevention and health management. They suggested seminars in the same way for African Portuguese-speaking countries.

Conclusões: Internet conferences are compatible with ongoing distance education processes to health professionals in remote areas.

Keywords: telemedicine, telehealth, continuing education, health communication

Fluxo da Informação no Sistema de Produção da Rede de Bancos de Leite Humano: uma proposta

Marta Maria Moreira da Silveira
Sandra Lúcia Carvalho Ferreira
Paulo Ricardo da Silva Maia
Ana Carmem Machado Besserman Vianna
José Acildo Bezerra

Resumo

Introdução e Objetivo: Descrever de maneira sintética o fluxo de informações entre os atores que compõem e alimentam o sistema de produção da rede de bancos de leite humano.

Material e Método: A questão de pesquisa foi o imperativo de estabelecer requisitos de desenvolvimento da nova versão do sistema de forma que contemplasse a complexidade da rBLH-Br, composta por mais de duzentos bancos de leite espalhados no território brasileiro. A metodologia de representação gráfica é baseada na abordagem de design centrado no usuário, método em que os desenvolvedores concentram seus esforços em esmiuçar os fatores humanos, analisar os usuários e suas respectivas tarefas a fim de implementar ou aprimorar um sistema.

Resultados: Tornou-se possível visualizar numa figura gráfica como o fluxo da informação ocorre e como os atores interagem com os dados/Informações no Sistema de Produção da Rede BLH.

Conclusões: O sistema está integrado ao portal da Rede Brasileira de BLH e permite que as unidades operacionais como Controle Social, Ministério da Saúde, SES, SMS, CNS, Usuários e outros, conheçam os dados de produção correspondentes a cada BLH e PCLH. É possível visualizar que os interlocutores que acessam mais o sistema são o CRN/NGI e os BLH.

Palavras-chaves: Informação, Gestão da Informação, Tomada de Decisões, Sistemas de Computação

Abstract

Introdução e Objetivo: Describe succinctly the flow of information between the actors that make up the system and feed production of human milk banks network.

Material e Método: The research question was the necessity of establishing requirements for development of the new version of the system so that it contemplates the complexity of rBLH-Br, composed of two hundred milk banks scattered throughout Brazil. The methodology is based on the graphical representation of user-centered design approach, a method that developers focus their efforts on scrutinize human factors, analyzing users and their tasks in order to implement or improve a system.

Resultados: It became possible to view a graphical figure as the flow of information occurs and how the actors interact with the data / information in the Production System HMB Network.

Conclusões: The system is integrated into the portal of the Brazilian Network of HMB and allows the operating units as Social Control, Ministry of Health, and other users, know the data corresponding to each production HMB and PCLH. You can see that most callers, accessing the system are the CRN / NGI and BLH.

Keywords: Information, Information Management, Decision Making, Computer Systems


Artigos de Revisão

Implantação de Telessaúde em Hospital de Alta Complexidade: O Desafio de Construir Campo de Interlocução entre o Desenvolvimento Tecnológico e a Qualificação em Saúde

Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes
Sergio Ricardo Ferreira Síndico

Resumo

Objetivos: Descrever e analisar o percurso e as construções para implantação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) em hospital terciário, tendo como objetivo delinear campo institucional de pesquisa e intervenção relacionado à Telessaúde, contribuindo para mudanças nas relações de pesquisa, ensino e assistência. Materiais e Métodos: O estudo compreendeu o período de março a outubro de 2013, com a participação de nove profissionais – membros da comissão de Telessaúde. Foram utilizados conteúdos das reuniões da comissão, cronograma das ações, e a produção gerada a partir do processo de trabalho para implantação do núcleo de Telessaúde. Resultados: A interdisciplinaridade constituinte dos projetos de Telessaúde está intimamente atravessada pelos modelos estabelecidos nas práticas de saúde e a gestão do trabalho se configura como possibilidade de construir outros tipos de objetos e outras formas de cuidar. Conclusão: A experiência com a implantação da RUTE é uma interessante ferramenta para dar passagem não só ao que exista de mais eficaz em termos de tecnologia da informação e comunicação, procedimentos, e equipamentos, mas também gera a oportunidade de nos remeter à complexidade inerente aos modos de organização do trabalho, viabilizando a amplitude do diálogo entre os princípios do SUS e a formação em saúde.

Palavras-chaves: Telessaúde, Métodos, Gestão em Saúde.

Abstract

Aims: Describe and analyze the course and buildings for deployment of Telemedicine University Network (RUTH) in a tertiary hospital, aiming to delineate an institutional field research and intervention related to telehealth, contributing to changes in the relationships in research, teaching and assistance. Materials and Methods: The study covered the period from March to October 2013 with the participation of nine professionals - members of the telehealth commission. Contents of committee meetings, schedule actions, and the production generated from the process of working to implement the core telehealth were used. Results: The interdisciplinarity of the constituent projects Telehealth is intimately crossed by the models established in health practices and the management of the work configures itself as possible to build other kinds of objects and other forms of care. Conclusion: The experience with the implementation of Ruth is an interesting tool for the passage not only to what exists more effective in terms of information technology and communications, procedures, and equipment, but also generates the opportunity of referring us to the inherent complexity modes of work organization, enabling the extent of dialogue between the principles of the Brazilian Unified Health System and health training.

Keywords: Telemedicine, Methods, Health Management.


Relatos de Experiências

Campus Virtual de Saúde Pública: ampliando o acesso ao conhecimento e formação em Saúde Pública

Ana Cristina Da Matta Furniel
Rosane Mendes da Silva

Resumo

O Campus Virtual de Saúde Pública CVSP/OPAS é uma estratégia de cooperação técnica no campo de educação em saúde, entendendo conhecimento como um bem público. Rede formada por 12 países que compartilham cursos, recursos e aulas virtuais. Atualmente, abriga 2.050 recursos compartilhados em acesso aberto, cursos, ferramentas de aprendizagem e proposta de integração com redes como UNA-SUS.

Palavras-chaves: Gestão do Conhecimento, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação em Saúde, Educação Permanente.

Abstract

The Virtual Campus of Public Health CVSP/PAHO is a strategy for technical cooperation in health education that understands knowledge as a public welfare. This network consists of 12 countries that share courses, resources and virtual classes. Currently, there are 2050 shared resources in open access, courses and learning tools and a proposal to integrate with other networks including UNA-SUS.

Keywords: knowledge Management, e-learning, Information Technology and Communication, Education in Health, Permanent Education.

A Cultura de Aprendizagem Transdisciplinar como Motor para Impulsionar a Telessaúde no Panamá

Arletty Pinel
Víctor López Cabrera

Resumo

Entre 2011-2013, foram organizados no Panamá cinco eventos internacionais sequenciais para mostrar a realidade “glocal” (global e local) da telessaúde a profissionais e estudantes dos campos saúde e tecnologia. Nesse período, 110 expertos de 17 países compartilharam seus conhecimentos com o talento panamenho e o país pode retransmitir essa aprendizagem a mais de 2.000 pessoas em 33 países.

Palavras-chaves: telemedicina, sistemas de informação em saúde, cuidado em saúde, saúde global

Abstract

Between 2011-2013, there were five sequential Panama international events to show the "glocal" reality (global and local) of telehealth to professionals and students of health and technology fields. During this period, 110 experts from 17 countries shared their knowledge with the Panamanian talent and the country could relay that learning to over 2,000 people in 33 countries.

Keywords: Telemedicine, Health Information Systems, Delivery of Healthcare, World Health

Enfermagem em Estomaterapia no Telessaúde UERJ: Relato de Experiência

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Helena Maria Scherlowski Leal David
Vanessa Cristina Mauricio
Carolina Cabral Pereira da Costa

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre as participações das autoras em atividades desenvolvidas pelo Projeto Telessaúde UERJ. Esta atuação foi considerada profícua, pois contribui para a construção e a consolidação do conhecimento técnico e científico de profissionais da saúde, ajuda na qualificação do cuidado e possibilita o contato com estratégias de ensino-aprendizagem diferenciadas e inovadoras.

Palavras-chaves: Estomaterapia, Enfermagem, Educação a distância, Tele-enfermagem, Telessaude.

Abstract

This is an account of experience on the holdings of the authors in some activities developed by the Telehealth Project UERJ. This performance was considered useful as it has contributed to the construction and consolidation of technical and scientific knowledge of health care professionals, help in qualifying and care enables contact with differentiated teaching and learning strategies and innovative.

Keywords: Stomatherapy, Nursing, Distance education, Telenursing, Telehealth.