Produza menos lixo praticando os três “R”s:

Todo mundo produz resíduos, independente da forma como vive ou trabalha. Podemos controlar este problema através da Parática do 3 "R"s: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Reduza

1. Reduza

Sempre existem diversas oportunidades para a redução de resíduos. Qualquer esforço desse tipo poupa dinheiro e energia, além de recursos naturais e serve como estímulo para conscientizar as crianças e jovens sobre os riscos que os resíduos sólidos mal aproveitados podem trazer à vida e ao meio-ambiente.

Reutilize

2. Reutilize

Diversos produtos podem ser reutilizados muitas vezes antes de serem considerados lixo, descartados ou encaminhados para a reciclagem. São eles: papéis, roupas, recipientes plásticos e eletrônicos, dentre outros. Não confunda o conceito de reutilização com o de reciclagem, que explicaremos a seguir.

Recicle

3. Recicle

O que é reciclável?
Folhas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de alumínio (como as de refrigerante e cerveja) canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Separe o lixo e contribua:

Aprenda a separar o lixo seco do lixo úmido. Essa atitude simples facilita a separação dos materiais recicláveis, ajudando o meio-ambiente e garantindo renda para quem vive da coleta desse material. Após separar os dois tipos de lixo, é muito importante que o descarte dos mesmos respeite os recipientes adequados para lixo úmido (que deve ser tratado como resíduo orgânico) e para o lixo seco. Procure saber onde existem lixeiras para descarte apropriado na sua vizinhança.

Lixo seco

Ex.: Latas, papeis,
plástico, vidro, metal

Lixo úmido

Ex.: Restos de comida, cascas e ossos, restos de plantas, pó de café, resíduos de banheiro

Reciclagem:

Cada lixeira possui uma cor para indicar um tipo de resíduo:

Saiba mais sobre cada uma delas:

Vermelha: Plástico
Coloque: Garrafas e copos plásticos, tampas, sacolas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, CDs e DVDs, brinquedos, canetas, escovas de dente, baldes. Não Coloque: Adesivos, embalagens com lâminas metalizadas (como biscoitos, bombons e outros do gênero), cabos de panela, acrílicos, chapas de Raio X e fraldas descartáveis.


Amarela: Metal
Coloque: Latas de alumínio e aço, enlatados, tampinhas de garrafa, panelas sem cabo, ferragens/arames/chapas/cobre, canos de metal, embalagens limpas de marmitex de alumínio, pregos/parafusos, panelas, fios, talheres de aço. Não Coloque: Latas de tinta/verniz, latas de produtos tóxicos (como embalagens de aerossóis) e esponjas de aço.


Azul: Papel
Coloque: jornais, revistas, listas telefônicas, envelopes, cartões, cartolinas, papel de embrulho limpo (sem cola), embalagens tetra pak. Não Coloque: Etiquetas adesivas, papéis carbono, celofane, metalizados, fax, parafinados, plastificados, fotografias, papel higiênico, lenços sujos e guardanapos, bitucas de cigarro.


Verde: Vidro
Coloque: Garrafas, potes e pedaços de vidro quebrados. Deve-se lavar bem antes de jogar na lixeira frascos de produtos de limpeza, de alimentos e de remédios. Não Coloque: porcelanas, louças, cerâmicas, óculos, cristais, espelhos, ampolas de medicamentos, tubo de TV. As lâmpadas fluorescentes (econômicas) vão para o coletor de resíduos perigosos (veja mais abaixo) e as incandescentes no lixo comum.


Preta: Madeira
Coloque: Madeiras pintadas, envernizadas ou tratadas.






Marrom: Resíduos Orgânicos
Coloque: Restos de comida, cascas e ossos, restos de plantas, pó de café, resíduos de banheiro.





Laranja: Resíduos Perigosos
Coloque: Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes (econômicas);






Cinza: Resíduos Não Recicláveis Coloque: papel higiênico, fraldas descartáveis, papel carbono, embalagens de plástico metalizadas, cerâmicas, espelhos, esponjas de aço, latas de tinta e embalagens de aerosol.



Branco:Resíduos Ambulatoriais e de Serviços de Saúde

Roxo:Resíduos Radioativos

Agora que você já sabe, pratique os 3 Rs!