
Apresentação:
O PET Informação e Saúde Digital foi idealizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) com a finalidade de promover a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do SUS. A SEIDIGI é responsável pela transformação digital do SUS e desempenha papel central na sua estruturação e implementação em atenção as diretrizes do SUS Digital. O PET-Saúde/I&SD e induz ao trabalho colaborativo, em rede, a partir de grupos tutoriais formados por docentes, estudantes de cursos de graduação da saúde e outras áreas relacionadas à informação. O programa enfatiza a importância da participação também de alunos de cursos de várias áreas da ciência, para além da saúde, como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica, Ciência de Dados, Direito, Economia, Saúde Coletiva, entre outros.
Boas-vindas ao Pet-Saúde: Informação e Saúde Digital
O que o Programa traz de novo?
O PET-Saúde: Informação e Saúde Digital inova ao integrar saúde, educação superior e técnica, tecnologia, pesquisa e inovação no SUS, com foco em:
- Formação crítica em saúde digital – Capacita profissionais e estudantes para o uso ético e estratégico de tecnologias digitais;
- Desenvolvimento de soluções digitais – Incentiva a criação de ferramentas inovadoras, como aplicativos e sistemas interoperáveis (que “conversam entre si”), para melhorar a gestão do cuidado e o acesso aos serviços de saúde;
- Cultura de dados seguros – Promove a proteção de informações e a troca de dados entre diferentes níveis de atenção do SUS.
Projeto UERJ
Conecta Saúde Digital RIO: Inovação e Formação Interprofissional em Telessaúde e Saúde Digital no Estado do Rio de Janeiro
Parceiro institucional: SES-RJ
Objetivo: Desenvolver ações de educação, formação continuada e de educação pelo trabalho, além de pesquisa e inovação, promover a integração ensino-serviço-comunidade e assim contribuir para a transformação digital no Sistema Único de Saúde, do estado do Rio de Janeiro, alinhado aos princípios do SUS e às diretrizes do Programa SUS Digital, com foco na formação interprofissional e no uso ético, crítico, eficaz, eficiente e efetivo das tecnologias digitais em saúde. Alinhamento com Objetivos do Programa SUS Digital.
Eixos temáticos:
- Eixo 1: Formação Didático-Pedagógica Docente:
Objetivo específico: Capacitar docentes e preceptores para o ensino de tecnologias digitais no âmbito do SUS, abordando temas como ética digital, metodologias ativas e avaliação da aprendizagem.
- Eixo 2: Gestão e Avaliação de Tecnologias Digitais em Saúde
Objetivo específico: Desenvolver competências em gestão de sistemas, redes de atenção, avaliação econômica e monitoramento de tecnologias digitais, colaborando com as políticas públicas de saúde.
- Eixo 3: A Telessaúde na Assistência à Saúde
Objetivo específico: Habilitar profissionais e alunos para o uso prático da telessaúde (telemonitoramento, teleconsulta, telediagnóstico) nos diversos cenários de prática das Redes de Atenção à Saúde.
- Eixo 4: Registro de Dados Digitais e da Produção da Informação em Saúde
Objetivo específico: Capacitar os participantes a compreenderem e utilizar sistemas de registro eletrônico, Big Data, e ferramentas de análise e visualização de dados, incluindo fundamentos de Inteligência Artificial.
- Eixo 5: Formação Multiprofissional
Objetivo específico: Capacitar profissionais para o ensino de tecnologias digitais no âmbito do SUS, abordando temas como ética digital, metodologias ativas e avaliação da aprendizagem.
Composição dos Grupos Tutoriais:
- Tutor: 2 docentes UERJ
- Preceptor: 2 profissionais do serviço de saúde
- Orientador de serviço: 1 profissional de saúde, com representação da gestão estadual.
- Monitor: 10 estudantes distribuídos entre 8 estudantes na graduação e 2 estudantes na pós-graduação
- Técnica: 1 profissional da área técnica e desenvolvimento
