1. Disciplina: D1. Atenção Primária à Saúde na perspectiva da Enfermagem de Família e Comunidade.
2. Professor (es) responsável (is): Paula Soares Brandão, Maria Therezinha Nóbrega da Silva e Valéria de Oliveira Monteiro.
3. Publico-Alvo: Enfermeiros-residentes do primeiro ano.
4. Carga Horária: 74h ( na modalidade ensino remoto).
5. Período de Execução: 15/07/2020 a 15/08/2020.
6. Ementa: A disciplina visa apresentar os principais conceitos que fundamentam a prática profissional em saúde da família e comunidade de acordo com o campo e núcleo de atuação, para isso especial ênfase será dada aos seguintes temas: Introdução à Saúde da Família e Comunidade – marcos conceituais e políticos; Processo saúde-doença-cuidado; Vulnerabilidades e Populações Vulneráveis; Vigilância à Saúde de base territorial – o território e suas potencialidades e vulnerabilidades; Diagnóstico de Saúde da Comunidade; A equipe de Saúde da Família e o processo de trabalho.; Introdução ao planejamento e programação em saúde; Abordagem Familiar e suas ferramentas; A Enfermagem de Família e Comunidade; Teorias de Enfermagem na APS; A Sistematização da Assistência de Enfermagem na APS; Sistemas de Classificação de Práticas na APS – CIPE, CIPESC e CIAP; Prontuário Eletrônico do Paciente – dos registros a legalidade; Segurança do Paciente na APS; Bioética; Ética profissional.
7. Objetivo Geral: Reconhecer os principais aspectos do processo de trabalho da enfermeira de família e comunidade na Atenção Primária à saúde e suas interfaces com o campo da saúde coletiva.
8. Metodologia: buscar-se-á o uso de metologias ativas para o ensino remoto respeitando os príncipios e diretrizes da educação problematizadora.
9. Atividades:
Síncronas: videoconferências e chats.
Assíncronas: leitura de textos, assistir a vídeos de curta e média duração, fórum de discussão e exercícios.
10. Avaliação: 10 pontos (3 pontos para participação integral nos momentos síncronos; 2 pontos pela qualidade das atividades e envio dentro dos prazos e para 5 pontos para o trabalho final).
Critérios para avaliação da qualidade: 1) 0,5 ponto para Organização do pensamento e escrita; 2) 0,5 ponto – reflexão e capacidade crítica sobre o tema abordado; 3) 0,5 ponto para apresentação de idéias e outros referênciais; 4) 0,5 ponto para o envio da atividade no prazo estabelecido.