Curso - Manejo Clínico de Condições Mentais em Emergências Humanitárias
O Telessaúde UERJ e a FCM/UERJ, com apoio e parceria com Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), através da Coordenação de Atenção Psicossocial da Superintendência de Atenção Psicossocial (CAPS) e Populações em Situação de Vulnerabilidade (SAPV), conjuntamente com o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LIPAPS/UERJ), oferecem essa capacitação à distância em saúde mental durante a pandemia como forma de enfrentamento desta grave crise humanitária. Essa atividade faz parte do seu plano de enfrentamento do COVID-19, abordando uma área de cuidado que vem sendo demandada de forma crescente no atual contexto. Essa capacitação representa uma reformulação das estratégias de qualificação e de integração entre a Saúde Mental e a Atenção Primária à Saúde desenvolvidas no Projeto de Qualificação da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) do Estado do Rio de Janeiro.
Com o impacto da pandemia na vida cotidiana, as equipes de saúde têm que lidar com pacientes apresentando intenso sofrimento emocional, muitas vezes associados a manifestações clínicas de vários tipos tais como reações agudas ao estresse, depressão, suicídio, luto, psicoses, violência, entre outras. Este curso foi especialmente elaborado para qualificar o manejo clínico de tais manifestações, sendo inspirado em práticas de trabalho colaborativo. Utilizando o material para treinamento no uso do Guia de Intervenção para a Lacuna de Cuidados em Saúde Mental em situações de Crise Humanitária da Organização Mundial de Saúde-OMS, gentilmente disponibilizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/Brasil), buscamos a capacitação introdutória em larga escala dos profissionais de saúde das unidades do SUS.
Todas as aulas estão acessíveis, bastando clicar nos ícones do curso.
Os links para os Guia de Intervenção para a Lacuna de Cuidados em Saúde Mental encontram-se na na pasta de referências bibliográficas.
Sejam todos muito bem-vindos e que essa capacitação possa trazer benefícios á nossa população.
Corpo Docente
Corpo Docente da Capacitação
Carolina Cardoso Manso
Débora Silva Teixeira
Fátima Virgínia Siqueira de Menezes Silva
Hélio Antonio Rocha
Manoela Alves Salgado
Kali Vênus Gracie Alves
Sandra Fortes
Referências Bibliográficas
1. Organização Pan-Americana da Saúde. Manejo Clínico de Condições Mentais, Neurológicas e por Uso . de Substâncias em Emergências Humanitárias. Guia de Intervenção Humanitária mhGAP (GIH-mhGAP). Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde; 2020
2. Organização Pan-Americana da Saúde. MI-mhGAP Manual de Intervenções para transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica à saúde. Versão 2.0. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde; 2018.