Disciplina: D4. Atenção Integral à Saúde do Homem, Adulto e Trabalhador na perspectiva da Enfermagem de Família e Comunidade.
Professor (es) responsável (is): Paula Soares Brandão e Magda Guimarães Araújo Faria
Publico-Alvo: Enfermeiros-residentes do primeiro ano.
Carga Horária: 50h ( na modalidade ensino remoto).
Período de Execução: 30/09/2020 a 21/10/2020.
Ementa:
A disciplina visa compreender a saúde dohomem a partir do enfoque de gênero, classe, raça e orientação/identidade sexual, e sua inserção no mundo do trabalho e diversos contextos socioculturais e político-econômicos e analisar as principais estratégias e ações relacionadas a linha de cuidado na Saúde da Homem/Adulto/Trabalhador para atuação do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família (ESF), considerando as principais condições crônicas e transmissíveis na população adulta. O escopo temático inclui: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Masculinidades e Saúde do Homem; Saúde sexual e reprodutiva; Prevenção de violências e acidentes; Condições crônicas prevalentes na população adulta;Condições transmissíveis prevalentes na população adulta; Sistematização da Assistência de Enfermagem na Saúde do Homem e trabalhadores; Saúde do homem em situação de vulnerabilidade: população privada de liberdade, em situação de rua e LGBTQI + e refugiados; Transtornos mentais prevalentes em homens; Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Vigilância em saúde do trabalhador aplicada à APS; Principais agravos, adoecimentos e acidentes do trabalhador no território; Rede de atenção à saúde do Trabalhador.
Objetivo Geral: Refletir sobre os principais aspectos do cuidado integral ao homem, adulto e trabalhador(a) na APS.
Metodologia: buscar-se-á o uso de metologias ativas para o ensino remoto respeitando os princípios e diretrizes da educação problematizadora.
Atividades:
- Síncronas: videoconferências e chats.
- Assíncronas: leitura de textos, assistir a vídeos de curta e média duração, fórum de discussão e exercícios.
Avaliação: 10 pontos (3 pontos para participação integral nos momentos síncronos; 2 pontos pela qualidade das atividades e envio dentro dos prazos e para 5 pontos para o trabalho final).
Critérios para avaliação da qualidade: 1) 0,5 ponto para Organização do pensamento e escrita; 2) 0,5 ponto – reflexão e capacidade crítica sobre o tema abordado; 3) 0,5 ponto para apresentação de idéias e outros referênciais; 4) 0,5 ponto para o envio da atividade no prazo estabelecido.