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Aula 2.5: A relevância das articulações Intersetoriais para o cuidado integral em saúde mental de crianças e adolescentes no ERJ: discutindo a experiência de pessoas com TEA

Condições de conclusão
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 Professora: Sheyla Werner

 Facilitadora: Barbara Salvaterra

Slides da aula


Bibliografia e Material de Apoio Destacados na Aula:

  • BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
  • ______. Lei 9394/96.."Diretrizes e bases da educação nacional". 20 dez.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
  • ______. Lei13.146/2015.."Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)". 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
  • ______. Lei10.005/14.."Plano Nacional de Educação". 25 jun.2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.
  • ______. 2008. Ministério da Educação, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
  • ______. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº4, de 2 de outubro de 2009.

  • ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reformados Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

  • ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

  • ______. LEI Nº10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Brasília, 2001.

  • ______. Ministério da Saúde, Portaria Nº336, de 19 de fevereiro de 2002.

  • ______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS (NOB/RH-SUS) Brasília: 2005a.

  • ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Brasília: 2005b.

  • PASSERINO, Liliana; Bez, Maria Rosangela; Pereira, Ana Cristina Cypriano; Peres, Adriana. (orgs.) Comunicar para Incluir, Porto Alegre, CRBF, 2013.

  • SEESP/MEC, a. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2a ed. Brasília, MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf.

  • SEESP/MECB. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com deficiência física/neuro-motora. 2a ed. Brasília, MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunosdeficienciafisica.pdf.

  • SEESP/SEED/MEC. Atendimento educacional especializado: deficiência mental. Brasília, MEC, Secretaria de Educação Especial, 2007.

  • WERNER, Sheyla; GONÇALVES, Anderson Luiz Fernandes; PRATES, Camila Camargo; FREITAS, Cláudia Rodrigues de. Aprender em rede: olhares da educação inclusiva. In: CECCIM, Ricardo Burg; FREITAS, Cláudia Rodrigues de (Orgs.). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a educação tem com isso? – Vol.1.

  • [RecursoEletrônico] Porto Alegre: Editora Rede Unida; 2021 disponível em: https://editora.redeunida.org.br/project/farmacos-remedios-medicamentos-o-que-a-educacao-tem-com-isso/

Aula 2.5: A relevância das articulações Intersetoriais para o cuidado integral em saúde mental de crianças e adolescentes no ERJ: discutindo a experiência de pessoas com TEA
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Aula 2.4: Como Organizar a Rede de Atenção Psicossocial: a importância da APS para o fortalecimento de ações inclusivas e sustentáveis
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