Ir para o conteúdo principal

Blocos

Pular Navegação

Navegação

  • Página inicial

    • Páginas do site

      • Meus cursos

      • Tags

    • Meus cursos

    • Cursos

      • Cursos

        • Atenção Nutricional

        • Atenção Psicossocial

          • FAISCA_l

            • BOAS-VINDAS

            • FAISCA 1

              • URLAula 1.1: A classificação diagnóstica, comorbidade...

              • URLAula 1.2: Cuidado e Acompanhamento na RAPS e Redes...

              • URLAula 1.3: Compreendendo a Atenção à Crise de Pesso...

              • URLAula 1.4: A importância da construção de redes de ...

              • URLAula 1.5: Em busca da inclusão social das pessoas ...

              • URLAula 1.6: Experiências e Práticas Destacadas no Br...

              • URLAula 1.7: Direitos das Pessoas com TEA e Familiares

              • URLAula 1.8: Discutindo as barreiras e questões do pr...

              • URLAula 1.9: Discutindo as barreiras de acesso à saúd...

            • FAISCA 2

            • BIBLIOGRAFIA E MATERIAL DE APOIO

          • FAISCA

        • Biossegurança

        • Doenças Infecciosas

        • Educação e Saúde

        • Saúde Bucal

        • Saúde da Criança e do Adolescente

        • Saúde Digital

        • Saúde Escolar

        • Saúde da Família

        • Saúde do Idoso

        • Saúde da Mulher

        • Saúde Prisional

        • Saúde do Trabalhador

        • Tabagismo

        • Urgência e Emergência

        • UERJ

      • Eventos

  • Conheça nosso site:
  • Telessaúde UERJ
  • Clique aqui para se cadastrar
  • Clique aqui para atualizar seus dados
  • Fechar
    Alternar entrada de pesquisa
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    • English ‎(en)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Logo
Fechar
Alternar entrada de pesquisa
  1. Cursos
  2. Cursos
  3. Atenção Psicossocial
  4. FAISCA_l
  5. FAISCA 1
  6. Aula 1.6: Experiências e Práticas Destacadas no Br...

Aula 1.6: Experiências e Práticas Destacadas no Brasil e no Mundo

Condições de conclusão
Ver
 Professora: Catarina Dahl

 Facilitador: Daniel Elia

Slides da aula

Bibliografia e Material de Apoio Destacados na Aula:

  • BRASIL. Casa civil. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, 2009a. 
  • ONU. Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças. 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca UNPD. 
  • Agenda 2030. Disponível em: https://www.undp.org 
  •  WHO. "Comprehensive and coordinated efforts for the management of autism spectrum disorders (ASD)”. 2014. https://www.who.int/mental_health/maternal-child/WHA67.8_resolution_autism.pdf?ua=1 . 
  •  WHO. (2013). Autism spectrum disorders & other developmental disorders: From raising awareness to building capacity. World Health Organization, Geneva, Switzerland, 1(September), 1–36. 
  • WHO. Autism spectrum disorders & other developmental disorders MEETING REPORT: From raising awareness to building capacity. World Health Organization, Geneva, Switzerland, 16 -18 September 2013. Disponível em file:///C:/Users/bsalv/Downloads/9789241506618_eng.pdf . 
  •  OPAS. Guia de Intervenção Humanitária mhGAP (GIH-mhGAP). 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51948/9789275722121-por.pdf?sequence=1&isAllowed=y . 
  •  Baird G, Simonoff E, Pickles A, Chandler S, Loucas T, Meldrum D, Charman T. Prevalence of disorders of the autism spectrum in a population cohort of children in South Thames: the Special Needs and Autism Project (SNAP). Lancet. 2006 Jul 15;368(9531):210-5. doi: 10.1016/S0140-6736(06)69041-7. PMID: 16844490. 
  • PAULA, C.S.; RIBEIRO, S.H.B.; TEIXEIRA, M.C.T.V. Epidemiologia e Transtornos Globais do Desenvolvimento, in ARAÚJO, J.S.S.C. (Ed.) Transtornos do Espectro do Autismo. 1ª Ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2011, p. 151-158.
Aula 1.6: Experiências e Práticas Destacadas no Brasil e no Mundo
Atividade anterior
Aula 1.5: Em busca da inclusão social das pessoas com TEA: o cuidado entre pares como fortalecedor dos processos
Próxima atividade
Aula 1.7: Direitos das Pessoas com TEA e Familiares
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.